domingo, 2 de novembro de 2008

Educação de Crianças

Estudo Biblico sobre Educação de Crianças.

INTRODUÇÃO.

Filhos são maravilhosos. São um presente de Deus, e a bíblia diz que "Como flechas na mão do guerreiro sao os filhos da mocidade e bem aventurado o homem que enche deles a sua aljava, não sera envergonhado quando pleitear com seu inimigo a porta" Salmo 127:4,5.

Entretanto, a bencao chamada "filhos"nao vem de maneira facil, ela vem como diamantes em estado bruto, precisam que serem lapidados para se tornarem a joia que estao destinados a serem. Principalmente o primeiro filho(a) pega os pais desprevenidos e é fonte de muitos problemas. Onde começa o problema?

1) Começa na visao romantica dos pais no tempo da tomada de decisão de ter filho. Devido ao fato de tantas coisas incertas, tais como qual será o sexo da criança, qual será a cor dos olhos, será parecida com o pai ou com a mae, etc., um ambiente de expectativa se forma em torna da futura criança. A propria experiencia da paternidade/maternidade gera uma comoção geral em torno do assunto. Nesse periodo, nenhum fator decepcionante tais como noites sem dormir, choro ou doença da crianca, despesas extras que nao estavam claramente concebidas no orçamento, existe para conter o entusiasmo dos pais.

2) Ai vem a gravides. Se ela for sem nenhum problema mais serio, ainda a visao romantica persistirá. Porém ela pode ser tambem fator de diminuição do romantismo se for problemática, pelo menos o romantismo da mae certamente diminuirá. Porém, a chegada do bebe injetará uma grande dose de romantismo, principalmente quando o bebe nascé saudável. Imagine aquela vidinha tao fragil, tao dependente de nós, tão propriedade particular nossa; é o nosso bebe. Com esse bebe teremos as melhores experiencias, a experiencia do primeiro sorriso, de quando começa a engatinhar, dos primeiros passinhos, das primeiras palavras. Um serzinho tao inocente e incapaz de qualquer coisa má, puro, sem nenhum problema de caráter. Um ser tao bonzinho assim precisa de toda a noss dedicação, toda a nossa bondade, nao podemos nem sequer repreende-lo pois é inocente, nao tem consciencia do mal. É exatamente nesse ponto em que címos na primeira armadilha fatal: São as crianças boas e inocentes por natureza? Nossas pressuposições baseadas no romantismo podem nos levar a erros que se tornarao fatores de perdição para nossos filhos(as).

3) Entramos entao numa fase nova, desconhecida para nós como pais, pois ainda nao passamos por esse caminho. Nem ao menos temos certeza quando começa essa fase. A fase onde temos que começar a lapidar nossa joiazinha bruta para que se torne preciosa e de muito valor. Mas porque tentar lapidar se nossa crença é que as crianças nao tem nada de mal, nenhum problema de carater, são naturalmente bons? Além do mais, onde está a coragem para lapidar? Lapidar tira pedaços, da trabalho, exige muita paciencia e cuidado. Principalmente exige uma mudança de paradigma quanto a crença sobre a bondade natural dos pequeninos.

Porém, a medida que os meses passam, tornam-se em anos, e entao a descoberta de que temos uma joia, porém em estado bruto começa a acontecer. E aí ja pode ser tarde demais para algumas coisas. Antes que seja tarde demais, resolvi escrever este pequeno artigo para os casais com filhos pequenos da igreja. A base será exclusivamente o que a Biblia diz sobre o assunto, uma vez que as opiniões pessoais seriam tantas que talves seriam impossíveis de serem seguidas, além do fato de que poderiam estar erradas.

I - CRIANÇAS: SERES MARAVILHOSOS, PORÉM COM NATUREZA PECAMINOSA.

O primeiro mito que forma monstros como Adolfo Hitler e outros, chama-se inocência. Segundo a Bíblia nao existem inocentes: "Porque todos pecaram e destituidos estao da glória de Deus" Romanos 3:23. O conceito da inocencia está baseado no erro de que as coisas que fazemos são somente resultados de atos errados de nossas decisões. Portanto, crianças quando ainda estão antes da idade da razão, que para algumas pessoas começa ai pelos cinco anos de idade, elas sao inocentes, sem pecado, puras. Então subitamente, apos a idade da razao elas começam a pecar, pelo fato de ja saberem discernir o certo do errado. Veja alguns resultados desse erro:
1) Os resultadosTeológicos: a - toda criança que morre na inocencia é salva e vai para o céu. Esse erro faz com que o sacrificio de Cristo seja anulado, uma vez que nenhum inocente precisa de alguem morrer em seu favor para pagar seus erros. Se precisar, então já não é inocente. E se alguma criança for ao céu sem ser por intermédio de Cristo, então Jesus não é o único caminho nem o único salvador, existem outros meios de salvação, como por exemplo a inocencia. b- Pecados são somente os atos ou omissoes pecaminosos cometidos. A Bíblia nos ensina que pecammos porque somos pecadores, nascemos em pecado, temos uma natureza pecaminosa que se manifesta e gera o pecado, Salmo 51:5, Romanos 7:18 a 20. c- Uma vez que a criança e inocente, não precisa de santificação. Santificação é o processo no qual nos separamos de tudo o que é errado para nos conformarmos com os atos e ações de Deus. Parte do processo de santificação é a correção. Leia o que a Palavra de Deus nos diz sobre correção em Hebreus 12: 5 a 11. O versículo chega ao clímax dizendo que "se alguém está sem correção não é filho, mas bastardo". É pela correcção que Deus nos tira dos caminhos errados e nos coloca em Seus caminhos.
2) Os resultados Sociológicos: parte da sociologia são os nossos relacionamentos humanos. a- o primeiro resultado sociologico da crença de que a criança é boa em si mesma é que, quando participamos em uma reuniao iremos deixar a criança "a vontade", deixamos elas sem disciplina, elas pode fazer o que quiserem. É dessa maneira que se formam os princepezinhos e princezinhas cuja vontade é lei para todos. Eles aprendem que sua vontade é lei, porisso quando nao obedecidos fazem todo tipo escandalos, se jogam no chão, gritam, chegam ate ter ataques de desmaios quando corrigidos. b) outro resultado sociologico é que, pro crermos que são inocentes, cremos que ninguem pode se intrometer com eles. Esse é um resultado terrível, pois nos relacionamentos sociais nossa liberdade só vai até onde chega a liberdade do outro. Ai entao nossas crianças perturbam as crianças dos outros e ficamos irados quando alguém faz alguma coisa, pois afinal a educação de nossos filhos é problema pessoal nosso. É assim que muitas vezes nos tornamos um problema social e não temos consciencia disso.
3) O que fazer? Temos que aplicar a Palavra de Deus nessa situação. Veja alguns textos sobre o assunto; a)- Prov. 22:6: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele; Prov. 22:15- a estultice(tolice) está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela; Prov. 23:13,14- não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares(corrigires) com a vara não morrerás. Tua a castigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno; Prov. 29:15- a vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar sua mãe. b)- A hora e a maneira da correção: não adianta deixar para corrigir depois que a criança esqueceu o erro que fez, ela não vai conectar as coisas, os adultos podem esperar para conversar seobre seus problemas quando chegam em casa, mas as crianças não. Elas verão correção sem motivo e se sentirao injustiçadas. Não é falta de ética a correção da criança na hora do problema, pelo contrário, se mais crianças estiverem juntas será um exemplo e também uma oportunidade para a crianca aprender que o erro traz vergonha. Claro que quando elas vao crescendo, vamos mudando a forma de correção, vamos deixando para corrigir em particular. Entretanto a correção tem que ser sempre um ato de amor, como quando Deus nos corrige. Claro que como nós, a criança nao vai gostar, mas a biblia diz que "toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristesa, ao depois, enretanto, produz fruto pacífico aos que por ela sao exercitados", Heb 12:11. Tambem a correção tem que ser na medida justa.

II - CRIANÇAS: PRECIOSAS AOS OLHOS DE DEUS

As crianças são tão preciosas aos olhos de Jesus, que não podem ser deixadas para depois. Adultos não são mais importantes que elas. Jesus disse aos discipulos que estavam querendo dar prioridade aos adultos: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de de Deus como como uma criança de maneira alguma entrará nele.” Lucas 18:16,17. Veja a importância que Jesus dá as crianças em Mateus 18:6 “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”.

1) As crianças podem ser cheias do Espírito Santo desde o ventre das mães. Lucas 1:15 diz a respeito de João Batista: “... e será cheio do Espírito Santo já o ventre materno”.

2) É errado pensar que as crianças, ainda no ventre nao são capazes de fazer decisões espirituais. Apartir do momento em que a criança nasce, o Espírito Santo de Deus ja pode começas a trabalhar nelas. Elas serão capazes de expressar a obra do Espírito de acordo com a idade que possuem. Veja o exemplo do próprio João Batista: “Ouvindo esta (Izabel) a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então ficou possuída do Espírito Santo” Lucas 1:41, “Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim” Lucas 1:44. João Batista ficou cheio de alegria porque Jesus estava no ventre de Maria. Agora pense nisso: alegria é fruto do Espírito Santo e reflete o caráter cristão. Então João ja tinha caráter cristao gerado pelo Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe. Agora pense nesta outra passagem sobre crianças no ventre da mãe Rebeca no Livro de Genesis: “Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse; Se é assim porque vivo eu? E consultou o Senhor” enesis 25:22. Cumpridos os dias para dar a luz, eis que se achavam gemeos no seu ventre. Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pelo; por isso lhe chamaram Esau. Depois, nasceu o irmão, segurava com a mão o calcanhar de Esau” Genesis 25:24 a 26. Porque as crianças luavam no ventre de Rebeca? A resposta é: porque o primeiro que nascesse herdaria a bençao da primogenitura. Eles ja lutavam no ventre pela benção. Esaú era mais forte e venceu, mas Jacó não desistiu, nasceu agarrado no seu calcanhar e depois comprou a benção em Genesis 25:29 a 32.

3) Deus usa as crianças. Salmo 8:2 diz: “Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudeceer o inimigo e o vingador”.

4) Deus não somente usa as crianças como vimos acima, mas as crianças podem ser consegradas ao serviço do Senhor. Veja a história de Samuel, por exemplo. “Ana, porém, não subiu e disse ao seu marido: quando for o menino desmamado, leva-lo-ei para ser apresentado perante ao Senhor e para lá ficar para sempre” I Samuel 1:22. Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de tres anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à casa do Senhor, a Siló. Era o menino ainda muito criança” ISam 1:24. “Então, Elcana foi-se a Ramá, a sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli”I Sam 1:11.

5) Devido ao que vimos acima, as crianças precisam ser cuidadas com muita responsabilidade, precisam ser ensinadas a andar com Deus. Essa responsabilidade é dos pais. Como então cumpriremos essa responsabilidade? A) “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” Proverbios 29:15. Existe uma sabedoria que precisa ser aprendida, e somente o será pela disciplina. Vara é uma benção de Deus para a criança. B) “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”Proverbios 22:6. Veja que o futuro da criança depende do ensino que recebe dos pais. Todas as vezes que vemos um adulto problemático, estamos olhando para uma criança que não foi ensinada no caminho do Senhor. C) A Bíblia diz que a falta de bom senso ou a estupides está ligada ao coração da criança. Porém existe uma maneira para levá-la à sabedoria, a vara. Veja este versículo: “A estutícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” Provérbios 22:15.

Pr. Joao Carlos N. Rocha

Nenhum comentário: