domingo, 2 de novembro de 2008

Modelo Hermeneutico Epigenético

MODELO EPIGENÉTICO DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA

Existem varios modelos hermeneuticos que são aplicados na interpretação da bíblia em nossos dias. Normalmente eles são categorizados com base em sua "continuidade" ou "sequencia ininterrupta" do entendimento da narrativa bíblica. O modelo considerado mais "descontínuo" é o conhecido pelo nome de dispensacionalismo devido as interrupções sofridas entre as dispensações. O modelo mais considerado mais "continuo" é o chamado modelo epigenetico de interpretação das escrituras. Epigenetico é um termo usado na biologia para se referir a modificações que se mantém estáveis na sequencia da divisão de células, tais como cromatina e dna. Essas modificações, no entanto, não envolvem mudanças na estrutura fundamental da sequencia do dna do organismo. Tais mudanças epigenéticas exercem uma função no processo de diferenciação cellular, permitindo que celulas mantenham estáveis diferentes caracteristicas apesar de conterem o mesmo material genomico. Detalhes epigenéticos são herdados quando a celula se divide, apesar da ausencia de mudança na sequencia do proprio dna. Ainda que muitos desses detalhes sejam considerados dinamicos através do decorrer do desenvolvimento em organismo multicelulares, alguns detalhes epigenéticos mostram herança transgeneracional, isto é, são herdados de uma geração para a outra.
O uso da palavra epigenético relacionado com o desenvolvimento humano que foca as crises psico-sociais feito por Erik Erikson, um psicologo social. O Psicólogo Jean Piaget tambem usou o termo em relacao ao desenvolvimento das crianças. Nao existe obra de real referencia escrita em relação ao desenvolvimento da história da criação e redenção usando o modelo epigenético. So existem algumas citações a respeito, porém nenhuma teoria formada. A palavra epigenético e composta pelo prefiso “epi” que significa “ao redor de” “em volta de” “em adição a” “sobre”, e a palavra genética que é nossa conhecida.
Na aplicação desse modelo à Biblia teríamos basicamente a seguinte compreenção, para interpretar as escrituras:
1 – O Plano de Deus é eterno, e porque Deus é Deus, tudo o que Ele criou ja era conhecido Dele antes que Ele decidisse fazer algo. Portanto, a criação é baseado em Sua Decisão de criar. Há centenas de textos bíblicos apoiando essa idéia, por exemplo Jeremias 1:5 e Salmo 139. A base para esse conceito é a onipotencia, a onipresença e a onisciencia de Deus.
2 – Tudo o que Deus resolveu fazer, Ele decidiu fazer dentro do modelo da semente, inclusive o ser humano. Ver genesis capítulo 1. Ha centenas de outros textos se referindo a semente e seu desenvolvimento, tais como Joao 12:24ª26, I Cor 15: 20ª49.
3 – Então a visãoda interpretação epigenética das escrituras funciona assim como o desenvolvimento de uma semente. Primeiro temos a semente, em cujo dna esta tudo escrito que vira a ser no futuro. Exemplo: uma semente de laranja. Se eu tomar na mão uma semente de laranjeira, nao tenho uma laranjeira na mão, não tenho flores de laranjeira com o cheiro característico, nem laranjas. Mas por outro lado tenho tudo isso, é só plantar a semente e tudo o mais vira naturalmente. De maneira que quando eu tiver uma laranjeira com flores e seu cheiro característico, na verdade não terei nada que já não existisse antes, somente tive que esperar o desenvolvimento histórico para que chegasse lá. Agora veja por exemplo esta aplicação do modelo epigenético para interpretar a Biblia: No plano de Deus, o que Ele está fazendo como produto final, não foi o ser humano representado por Adão e Eva como se encontravam no paraiso, mas o ser humano representado por Jesus na sua glorificação. Inclusive nossos corpos na ressurreição serão semelhantes ao de Jesus. Portanto Deus não voltando na história para fazer concertos, mas seguindo em frente rumo ao desenvolvimento da semente humana. No final da história não seremos como Adão no Paraíso, mas como Jesus depois da ressurreição.
4 – Por esse processo explicamos o desenvolvimento da criação e também a entrada do pecado no mundo que causou a mudança epigenética na raça humana, mas que não pegou Deus desprevinido, porque Ele ja tinha planejado, dentro do livre arbitreo humano, a redenção ou a continuação de sua criação através do novo nascimento em Cristo Jesus, através do qual passamos a receber seu dna, exemplos: II Pedro 1:3-4, I Pedro 1:18-21.
5 – O Modelo epigentico nos proporciana uma ferramenta para interpretação bíblica através da qual as doutrinas básicas e amplamente reconhecidas pela igreja cristã se alinham sem contradição.

4 comentários:

Pr. Pedro - reviveremcristo.org disse...

Muito boa postagem! Deus abençoe com mais e mais sabedoria!

andregbueno disse...

Parabens pelas matérias, com certeza irão ajudar muito em meus estudos

Deus o Abençoe !

André Bueno

Rubens Natalizio disse...

Até hj aprendo com vc Pr João. Abraços!! Rubens Cardoso Natalizio

Rubens Natalizio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.