domingo, 2 de novembro de 2008

Pedra Fundamental da Liderança

Introdução

Qualquer ministério descrito na Bíblia começa com a declaração da identidade do ministro(a). O ser precede o fazer. Se somos, porém não fazemos, aplica-se a nós o versículo da bíblia que diz: “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Tiago 2:17”. Entretanto, o outro lado da moeda é este: se tentamos “fazer coisas” para Deus, sem um encontro transformador com Ele, através do qual nos tornamos novas criaturas, filhos, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, isso também para nada se aproveita. Nesse caso, aplica-se o texto bíblico: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios enão realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Mat 7: 22-23”.
A razão pela qual o fazer deve refletir o ser é explicado de maneira mais clara através do ensino de Jesus sobre a árvores seus frutos. Frutos são resultados diretos do ser. Jesus disse: “Voces os conhecerão pelos seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má ‘da frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins , nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Mat 7: 16-18”.
Após a descrição da identidade do ministro(a) seguem algumas orientações ministerias podem ajudar o líder no seu desempenho, servem como sugestão de trabalho para aquele que quer trabalhar na ICC e não sabe por onde começar.
Nosso conceito de liderança é o de que o líder é um servo. O líder é líder por influência, sua autoridade está no serviço que faz. Foi exatamente isso que Jesus demonstrou e deixou estabelecido quando andou entre nós. Não há lugar para o autoritarismo na liderança de Jesus e só será líder de fato aquele que aprendeu com Ele assentado aos seus pés. Quem não sabe ser liderado, não pode ser líder, um líder é humilde e sabe ouvir, recebe responsabilidades, compartilha e as delega aos seus liderados.
Jesus recebia orientação do Pai e transmitia o que recebia; havia completa dependência, submissão e, aí estava sua autoridade. A humildade é um dos maiores distintivos de um servo. A verdadeira grandeza está na humildade, seja humilde, dependente dAquele que é tudo e que tudo pode; toda autoridade vem dEle, você só terá autoridade, na influência que advém do poder do Espírito Santo, por isso busque.
Não se impressione se for criticado, faça da crítica um aprendizado, não se deixe abater; é natural para quem é líder; nem Jesus foi poupado, administre-a com equilíbrio para que lhe ajude a crescer, mesmo que tenha sido maldosa.
Seja submisso ao Líder maior, receba dEle todos os dias a energia e o poder que emana do seu trono, então serás um líder de verdade.

QUEM SOU?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que, segundo a Bíblia, não existem cristãos de segunda classe. Na questão do “quem sou eu” todas as declarações da Bíblia aplicam-se de maneira igual a todos os cristãos. Leia algumas desssas declarações: 1 Pe 2:9-10; Rom 8:15 a 17. Já no tocante à questão “que deve fazer?” existe diversidade de realizações, e somos considerados “membros” do corpo, e nem todo membro tem a mesma função no corpo. Porém isso não significa que existem membros mais importantes (leia 1 Cor 12: 12 a 25).

Sou Filho(a) de Deus
Minha identidade está ligada de maneira inseparável à aquele que me gerou. Por nascimento natural somos filhos de nossos pais e carregamos o dna deles, o que determina quem sou na esfera humana. Nao sòmente recebo de meus pais traços físicos como também traços de carácter. Através desse nascimento natural. Nos tornamos perfeitamente humanos. Entretanto, porque não formos criados por Deus para sermos meramente humanos mas para sermos tambem seres espirituais, como herança de nossos pais recebemos aquilo que a Biblia chama de corpo do pecado (leia Rom 6:6). Esse corpo do pecado que é a natureza pecaminosa que herdamos de Adão. Essa “natureza” controla todo nosso ser, nossa alma, nosso corpo e nosso espírito. Ela é contrária a Deus e produz a morte, primeiramente morte espiritual que é a separação de Deus, também a morte relacional que nos separa de nossos irmãos, e ao final a morte física. Para entender melhor essa morte e como Deus nos livra dela leia as seguintes passagens: Gen 3: 6 a 19; Rom 3:9 a 31; Rom 5:12 a 21;
Rom 6: 4 a 14; Ef 2:1 a 10; Col 2:12 a 14.
Assim como por meio de nosso nascimento natural herdamos o dna da vida de nossos pais, também pela fé em Jesus Cristo recebemos sua vida em nós. Esse processo de crermos em Jesus e recebermos sua vida é chamado na Bíblia de novo nascimento. Para saber como é esse processo leia Joao 1: 10 a 13; Joao 3: 1 a 21. No novo nascimento recebemos vida de Deus, que é vida eterna, e nessa vida está o dna de Deus. É esse dna que nos faz participantes da natureza de Deus, leia I Pe 1: 3,4. Nos tornamos filhos de Deus Rom 8:14, filhos adotados Rom 8:15,19,23; II Cor 6:18; Gal 3:26; Gal 4:5,6; Ef 1:5; I Tes 5:5; He 2:10; Heb 12:7,8; I Joao 3:1.
Se temos a vida de Deus em nós, é evidente que temos tudo o que está contido nessa vida. O fato de que tudo o que já temos em nós pela vida de Deus não esteja se manifestando agora, não significa que não temos. Pode significar que ainda não entramos na posse daquilo que é nosso em Cristo. De fato, estamos em processo, porém um processo garantido, sem possibilidade de falhas... se de fato já temos a vida de Deus em nós. Esse processo inclui o corpo novo, semelhante ao de Jesus, que ganharemos quando encontrarmos com Ele. Entretanto, há uma verdade que muitas vezes é pouco entendida: podemos e devemos viver uma vida igual aquela que Jesus viveu aqui na terra, antes da sua glorificação. Jesus viveu aqui como perfeitamente humano, sem usar os atributos de sua divindade, viveu como um segundo Adão. Ele não sòmente é o modelo para nossa vida, mas também Ele vive sua vida em nós (leia Gal 2:20). Qualquer coisa menos que isso é negarmos a obra de Jesus. Somos e temos tudo o que Jesus adquiriu para nós por meio de sua morte e ressurreição.
Porisso, não podemos pensar a nosso respeito nada menos do que aquilo que a Biblia diz que somos. Somos filhos. Junto com a filiação, vem todas as outras coisas necessária para completar nossa identidade. Com a filiação vem a santidade, porisso somos santos porque Ele é santo e se tornou santificação para nós (leia I Cor 1:30). Vem também a sabedoria e justiça, isto é, somos sàbios e justos (veja I Cor 1:30). Amor, parte da natureza de Deus, também é parte da nossa nova natureza, Rom 5:5; I Joao 4:19; I Joao 4:7,8,9,16. Paz também é parte da nossa nova natureza, Ef2:14; Ef 4:3; Rom8:6; Rom 14:17; Rom 15:13; Gal 5:22; Col 3:15; De fato, todas as characterísticas do caráter de Jesus, mais conhecidas como frutos do Espírito, estão presentes em nós, veja Gal 5:22,23; I Cor 13:1 13.

O QUE EU FAÇO?

Faço as Obras de Deus.
As vezes nao estamos plenamente conscientes de que devemos não sòmente ser mas também fazer as obras de Deus aqui na terra. Porque somos, estamos aptos para fazermos. Nossa missão é continuarmos a obra de Jesus aqui na terra. Existe sòmente uma coisa na obra de Jesus que era exclusivamente dele, ninguém mais poderia participar nem ajudá-lo: nascer do Espírito Santo, viver sem nunca pecar e depois morrer, ressuscitar e receber do Pai uma nova vida para os pecadores. Isso ele consumou e fez sòzinho (veja Joao 17:4; Joao 19:30; Luc 24:6,7).
Isaías 61:1,2 revela um registro profético da missão de Jesus, a qual Ele mesmo repete em Luca 4:18,19. Isso era uma profecia, que segundo as próprias palavras de Jesus já se cumpriu: “Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”Lc 4:22. Nossa obra é realizar a missão de Jesus, fomos co-missionados e enviados para isso. Veja a ordem dada por Jesus em Mateus 10:5 a 15. Essa ordem foi dada no contexto do treinamento dos discípulos, e durante o tempo em que Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam (Joao 1:11), porisso o texto restringe o envio sòmente as ovelhas perdidas de Israel. Porém, depois de sua morte e ressurreição, Ele ampliou o alcance da missão incluindo “todas as nações” (Mat 28:19).
Todas as coisas que Jesus fez, foram realizadas por Ele como ser humano, porisso sua pessoa e suas obras são modelo para nós. Se Ele as tivesse realizado como Deus, seria impossível aos homens fazer o mesmo. Porque estamos sub-missos (significando: sub= debaixo e missos= da mesma missão), temos que completar a tarefa. É uma terefa possível, porque Jesus nos ensinou, capacitou e enviou.
Ele nos ensinou – nos ensinou conteúdo e método, conforme descritos em. João 12:23a26: Jesus era o grão de trigo que caiu na terra, morreu e ganhou nova vida para gerar outros grãos de trigo. O método é cair na terra e morrer, o conteúdo é vida que vem ressureição (João 11:24). Portanto, para nós, o método continua sendo o mesmo (João 11:26) que é cair na terra e morrer, e o conteúdo também é o mesmo, receber vida e produzir fruto. Quando nascemos de novo, caimos na terra, morremos e recebemos a nova vida da ressurreição (II Ccor 5:17). Quando vivemos a vida cristã, ja não somos mais nós que vivemos, mas Cristo que vive em nós (Gal 2:20), somos ramos da videira verdadeira (Joao 15:5) ou grãos de trigo (João12:24), e frutos são requerimentos para continuarmos nesse relacionamento. Porque são os frutos que glorificam o Pai, João 15:8. O exemplo dado por Jesus de como faze-lo é imprescindível para o sucesso. Temos que nos mover para fazer as coisas da mesma maneira que Jesus se movia. Veja a descrição: Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo que este fizer, o Filho também o faz.” (Joao5:19). Isso significa que Jesus não se movia no seu próprio tempo (leia Joao 2:4 e Joao 17:1), por sua própria decisão (leia Mat 26:39), mas na vontade do Pai (leia João 4:34). Assim também nós, temos que nos mover no tempo, na decisão e na vontade de Jesus. E a coisa mais importante a ser destacada é que o tempo, a decisão, a vontade de Jesus, ja está todinha escrita na Biblia, só precisamos ler nosso “manual” Por exemplo, o tempo, segundo a Bíblia é agora (leia João 4:35, Heb 3:15), a decisão e a ordem a respeito do que devemos fazer já foi dada (leia Mat 28:19,20; Mat 10:16 a 23).
Ele nos capacitou – Ele nos capacitou com a mesma unção que estava sobre Ele. Lendo Mateus 3:13a17, vemos que Jesus foi capacitado com a unção do Espírito Santo para desenvolver seu ministerio. Infelismente muita gente, lendo esse texto pensa que esse “batismo” de Jesus foi o mesmo batismo que Ele ordenou em Mateu 28:19 para aqueles que se tornam cristãos. Não é a mesma coisa; Mateus 3 usa a palavra “batismo” para significar ordenação ministerial, liberação para o ministério. Devemos lembrar que Jesus estava cumprindo o Velho Testamento, é exatamente por esse motivo que Ele foi ungido e começou seu ministério aos 30 anos de idade e não antes. Veja a descrição em Numeros 4:30, 35, 39, 43, para exercer ministério era necessário ter ao menos 30 anos, Jesus tinha completado essa idade (Lucas 3:23). Depois de ter recebido a unção para o ministério, aconteceu com Jesus exatamente o que aconteceu com seu pai Davi, (leia I Sam 16:13) Jesus começou a ser “levado”pelo Espírito Santo (leia Mat 4:1). Falando nisso, Davi só começou a reinar com 30 anos (leia II Sam 5:4). Jesus andava no poder do Espírito Santo (Luc 4:14), expulsava demonios e curava pelo Espírito Santo (Mat 12:22,28). Todo seu ministério foi realizado pelo poder do Espírito Santo. Depois de “receber toda autoridade no céu e na terra” (Mat 28:18), Jesus transferiu a missão e a capacitação(unção do E.S.) que tinha para os discípulos. Para compreender isso, leia os textos Joao 17:18,20; João 20:21a23; Atos 1:7,8.
Ele nos enviou – nos enviou para fazermos sua obra, através do mesmo Espírito e com o poder da mesma unção que estava sobre Ele. Na verdade, Jesus foi além em sua declaração sobre nossas obras: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque vou para junto do Pai” João14:12. Nesse ponto, gostaria que entendessemos algo muito importante: estamos envolvidos numa missão impossível. E ao mesmo tempo em uma missão na qual não podemos falhar. Porisso, só temos uma saída: sermos cheio da presença e da unção de Jesus. Ele espera que sejamos bem sucedidos nessa missão, porque pela sua vida já “somos mais que vencedores” Rom 8:37. Na verdade, com respeito às obras que devemos fazer, Jesus garante que todos nossos pedidos ao Pai serão satisfeitos, Joao 14:13, para a glória do próprio Pai. Se vamos fazer as obras de Jesus, e ainda outras maiores, devemos ler as obras que Jesus fez para nos inspirarmos e aumentarmos nosssa fé. Ele ressuscitou mortos, andou sobre aguas tempestuosas, multiplicou pães, curou todo tipo de enfermidades, expulsou demonios, venceu todas as tentações e glorificou plenamente o Pai. É isso que temos que fazer, e devemos entender que é um privilégio e uma honra fazer isso. Devemos faze-lo com alegria, com adoração e louvor. Devido a falta de entendimento e às muitas idéias equivocadas com respeito a nossa missão, vamos explorar de maneira um pouco mais profunda esse assunto neste manual para nossos líderes da ICC. Evidentemente, o ensino mais abrangente sobre isso temos em nosso discipulado, tanto no pessoal como em grupo, e também no ensino durante nossos cultos na igreja. Vamos abordar esse tema através do paradigma que chamamos de “JÁ e AINDA NÃO”.
JÁ – por “já” entendemos que todas as coisas que existem estão relacionadas com a natureza de Deus é, isto é, estão relacionados com seus atributos. Resumidamente, podem dizer que os atributos de Deus são naturais e morais. Nao é intenção nesta seção discorrer sobre esses atributos, mas apenas estabelece-los como base para o entendimento do paradigma do “ja e ainda nao”. Os atributos naturais de Deus são a Sua vida, Sua espiritualidade, Sua personalidade, Sua tri-unidade, Sua auto-existencia, Sua eternidade, Sua imutabilidade, Sua onisciencia, Sua onipotencia, e Sua onipresença. Já os atributos morais de Deus são a Sua santidade (incluindo retidao e justiça) e Seu amor (incluindo misericórdia e graça). Relacionando a criação com Seus atributos, podemos dizer que as coisas que Deus decidiu fazer, vieram a existir no dia da sua decisão. Simplesmente porque sua decisao é poder criativo em si mesma. Para ter uma melhor idéia disso leia Salmo 139 todo, mas principalmente o versículo 16 que fala sobre os teus dias. Leia também sobre as obras que voce deverá fazer em Efésios 2:9. Leia também sobre o sangue de Jesus em I Pe 1: 18a20. Muitos pensam erradamente, que a vinda de Jesus foi uma saída que Deus encontrou para remediar o pecado do homem, que o pegou desprevenido. Progredindo um pouco mais no entendimento do paradigma, o “já” foi demonstrado em muitas partes da Bíblia, porém vamos analizar a experiencia do apóstolo João no Apocalipse cap 21:1a 8 (leia o texto). Lembre depois de ler o texto, que esse é um relato que o apóstolo está fazendo de coisas que ele viu quando foi arrebatado para o trono de Deus (Apoc 1:1,2,9,10,11). Sem entrarmos em definições de possíveis diferenças entre reino de Deus e reino dos céus, é assim que podemos entender o que João nos conta no livro: João estava vendo coisas reais, que ja tinham acontecido numa certa dimensão do reino, que aqui vamos chamar de “céu”, mas que ainda iriam acontecer de maneira histórica (no tempo e espaço) na terra (leia Apoc 1:1). Isso é o que chamamos de “já”. Agora leia o que disse “Aquele que está assentado no trono”(21:5): “Disse me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim.” (Apoc21:6). Istoé, no céu não existe mais nada para ser feito, tudo está feito. Isso é o que entendemos pelo “já”. João segue relatando o que viu e que já estava feito: 21:1 – novo céu e nova terra, não existia mais o mar; 21:2 – viu a cidade santa (a igreja) descendo da parte de Deus, preparada para o esposo (Cristo); 21:3 – ouviu a grande vós vinda do céu dizendo: eis o tabernáculo de Deus com os homens (a igreja), Deus habitará com eles, eles serão povo de Deus; 21:4 – não ha morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (passado, ja está feito).
AINDA NÃO, ainda não significa que Deus ainda está trabalhando, Ele AINDA NÃO terminou. Jesus disse “meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho” (João 5:17). O que isso significa? Significa que Deus está “trabalhando” para que as coisas aqui na terra sejam como já são no céu. Isto significa que Deus está “em processo histórico (tempo e espaço)” de implantar Seu reino na terra, de fazer Sua vontade aqui na terra como e feita no céu. Foi isso que Jesus ensinou na oração do Pai Nosso em Mat 6:10. Necessitamos entender que a coisa mais importante, da qual dependem todas as outras, é que o número dos filhos que Deus decidiu criar através de seu filho seja completado. Deus está estabelecendo uma familia de muitos filhos, a semelhança de seu Filho Jesus, porque são gerados da semente dele (leia I Pe 1:23; Heb 2:10 a 14). Por exemplo, a Bíblia diz que toda a criação aguarda a revelação(Rom 8:19) dos filhos de Deus para que ela também seja redimida para a liberdade dos filhos de Deus (Rom 8:21). Leia todo o texto de Rom 8:19a23 para compreender melhor esse assunto. Sabemos que para que venha o “já” completo, em relação aos filhos de Deus, é necessário que “o evangelho seja pregado a todas as nações, entao virá o fim” (leia Mat 24:14). Deus ainda está “plantando seus filhos” (leia Mat 13:36a39). Veja que o texto diz que o campo “é o mundo” Mt 13:38. Sabemos que o evangelho ainda não foi pregado a todas as nações(mundo), porisso a parte do “ainda não” do paradigma é verdadeira. E a missão para a qual somos enviados é exatamente essa: fazer o “ja”invadir o “ainda não”. Fazer a vida invadir e triunfar sobre a morte, fazer o reino da luz invadir e triunfar sobre o reino das trevas, invadir este mundo com o reino de Deus.
PORISSO É DE VITAL IMPORTÂNCIA ENTENDER: estamos aqui continuando a obra de Jesus, estamos realizando sua missão, estamos habilitados para trabalhar com a mesma eficácia de seu poder(Ef 1:19), para realizar obras ainda maiores que ele realizou. Segundo Jesus somos “a luz do mundo” (Mat 5:14) e a luz brilha nas trevas e as trevas não prevalecem contra ela (João 1:5); o reino de Deus esta dentro de nós (Luc 17:21) e somos plantados no mundo para que o reino seja como fermento e levede toda a massa(mundo) Mat13:33. Isso significa que quando chegamos em algum lugar, o reino está chegando em nós, porisso vamos, pelo poder do Espírito Santo, pregar que o reino dos céus está próximo(Mat 11:7... porque está em nós), vamos expulsar demonios, curar cegos e mudos (Mat 12:22a28), curar toda sorte de enfermos(Mat 9:35), ressuscitar os mortos, purificar leprosos e, porque recebemos de graça vamos dar de graça(Mat 10:8), conforme Marcos 16:17,18 vamos falar em novas línguas, vamos pegar em serpentes(sem morrermos), se bebermos veneno não morreremos, e vamos impor as mãos e curarmos enfermos. NOSSA MISSÃO: TRAZER AQUILO QUE JÁ ESTA FEITO NO CÉU PARA A TERRA.

Nenhum comentário: