segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A Unidade que vem da Glória

A UNIDADE QUE VEM DA GLÓRIA: João Capítulo 17

Em sua oração pelos discípulos, Jesus revela qual é o centro de seu plano para eles: “para que todos sejam um”, versículo 21. Essa unidade, segundo Jesus, deve acontecer em tres instâncias: unidade entre os discípulos, unidade entre os discípulos e Jesus, e unidade entre Jesus, os discípulos e o Pai. Essa unidade deve acontecer em dois níveis: a) unidade de essência (veja 2 Pedro 1:4 que diz “para que voces tornassem participantes da natureza divina... b) unidade de propósito “veja João 17: 23 ....”para que eles sejam um, para que o mundo creia que Tu me enviaste...”.

Como essa unidade de natureza e propósito pode ser produzida? O versículo 22 explica: “Eu lhes dei a glória que me destes para que sejam um...”. João capítulo 17 ensina que a Glória de Deus é a chave para cumprir o plano de Jesus. Se a Glória de Deus é tão importante, o que significa glória? A definição é abrangente, mas podemos resumir dessa maneira: “a Gloria de Deus significa tudo o que Deus é e tudo o que Deus faz”.

Qual o processo pelo qual Jesus compartilha a Glória com os discípulos? a) Primeiro Jesus teve que receber a glória do Pai, v.1, v.5, e para isso foi necessário que Ele “completasse a obra que o Pai lhe tinha dado para fazer” v.4e5; b) a glória seria transmitida aos discípulos pela manifestação do nome do Pai a eles v.6; c) a glória seria transmitida quando os discípulos reconhecessem que Jesus recebeu todas as coisas do Pai v.7; d) a glória seria transmitida quando os discípulos recebessem as palavras que o Pai tinha dado a Jesus v.8; e) quando os discipilos se tornassem um com Jesus e o Pai, v22; f) os discípulos veriam a glória de Jesus quando estivessem onde Ele está, v.24; g) e finalmente, a glória seria transmitida quando o amor com que o Pai amou a Jesus estivesse nos discípulos e Jesus estivesse neles, v.26.

A conclusão a que chegamos ao estudarmos o capítulo 17 do evangelho de São João é que nós, os discípulos de Jesus, fomos destinados para a glória.

Pr João Carlos Rocha

Nenhum comentário: