segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O LÍDER VIROTIOSO - CAPÍTULO 1: PREPARATIVOS PARA O INÍCIO DA OBRA

6 - O que entristece nosso Deus, também deve nos entristecer
Os propósitos de nosso Deus não podem falhar. A sua parte Ele já fez, garantiu pagando grande preço pelo sacrifício de seu próprio Filho, revelou a nós o segredo do sucesso, que está em guardarmos seus mandamentos, estatutos e juízos, auxiliados pela ação do Espírito Santo. Sobre essa base, nosso sucesso é garantido, ele será o resultado do que nosso Deus amoroso fez por nós pela sua graça, combinado com a ação da nossa fé. Isso porque a fé sem as obras é morta. Porém, quais são as obras que deveremos fazer? Jesus já respondeu essa pergunta em João 6:28,29: “Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creais naquele que por ele foi enviado”.
O problema, entretanto, é entender o que Jesus quiz dizer com “crer”. Na verdade, o próprio Jesus interpretou o significado de crer em relação a fazer as obras de Deus, quando afirmou sobre si mesmo: “Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”, Joao 5:19. Isso significa que não decidimos o que fazer, como fazer, nem quando fazer. Somos colaboradores de Deus naquilo que Ele decide fazer, porisso nosso maior trabalho e nos submeter a Ele para que sejamos liderados. É como Israel enquanto andava no deserto debaixo da nuvem, se a nuvem parasse e eles continuassem andando, certamente seriam queimados pelo sol do deserto. A mesma aconteceria se a nuvem andasse e eles ficassem parados. Colaboradores se movem no mesmo tempo e no mesmo rítimo. Quem lidera é Deus. A combinação do o que, do como e do quando, requer nossa total submissão, a falta disso é frentemente a causa de nossa derrota. A vida vitoriosa requer que ajustemos a sintonia de nosso coração com a do coração de Deus. Foi Exatamente isso que Neemias fez, porisso pode realizar tão grande obra para Deus, trabalhando simplesmente como seu cooperador.
Neemias percebeu quanto a situação do povo, do templo, e da cidade de Jerusalém, entristecia o coração de Deus. Porém, mesmo que ele quisesse não havia nada que pudesse ser feito, a menos que Deus se movesse. Mas uma coisa ele podia fazer e fez: alinhou seu coração com o coração de Deus. Seu coração encheu-se de uma profunda tristeza e de um desejo de reconstruir a cidade e seus muros para a glória de Deus. Quando seguimos esse princípio, Deus começa a se mover. Toda a história de Neemias começou no mes de quisleu que fica entre novembro e dezembro (Ne 1:1) quando seu interesse foi despertado para o problema, porém somente bo mes de nisã que fica entre março e abril, as coisas começaram a acontecer, (Ne 2:1). Nesse meio de tempo, possivelmente tudo o que ele fez foi trabalhar na sua rotina diaria de copeiro do rei, orar, confessar os pecados e acalentar o desejo em seu coração de realizar a obra de Deus.
De maneira inesperada, Deus começa a mover as coisas. Neemias sabia que era necessesaria a intervenção do rei no caso, isso também fazia parte de suas orações(Ne 1:11). Mais ou menos quatro meses depois, enquanto cumprindo sua rotina de copeiro, o rei atenta para um detalhe que chama sua atençao: Neemias estava triste. Ora, durante todo o tempo em que havia servido o rei ele estava sempre alegre, jamais o rei tinha visto essa expressao em seu rosto. A conclusão era óbvia: isso era uma profunda tristeza de coração. O que poderia estar causando essa tristeza se ele era um privilegiado, vivendo confortavelmente no palácio, numa posição de alta confiança da maior autoridade sobre a terra? O rei Artaxerxes precisa saber mais sobre esse interessante problema. “O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira” (Ne 2:1). Envolvimento de empatia com Deus pode ter consequencias desastrosas, mas o risco não tem como ser evitado e Neemias sabia disse, porisso, nas palavras dele prórpio, temeu sobremaneira. Artaxerxes era dono de sua vida, poderia mandar cortar sua cabeça quando bem quisesse. Mas ele sabia que havia um outro rei que tinha o coração de Artaxerxes em suas mãos: o rei Jesus.
Deus estava se movendo, pois afinal de contas quem, era ele para que o rei atentasse para seu estado de alma? Ai estava um caminho pelo qual ele possivelmente ainda não tinha andado por ele, e havia duas possibilidades a sua frente: crer que Deus estava movendo o coração do rei e assumir uma posição audaciosa na conversa, ou calar-se movido pelo medo das consequencias da sua tristeza. Como ele cria que Deus estava ouvindo suas oraçãoes e iria responde-las, ele decidiu, mesmo com todo o temor, crer que a hora era chegada, seu Deus tinha iniciado o movimento em direção a Jerusalém. E Ele seguiria fazendo aqui na terra o que estava vendo seu Deus fazer no céu. Entao ele foi direto ao assunto: “viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?” (Ne 2:3). Lendo sobre seu posicionamento podemos ter uma idéia romantica da situação, mas a verdade era que a cidade dos sepulcros de seus pais, era dominio de Artaxerxes e a opressão que ela sofria era em oparte culpa do rei. Era necessario coragem e ousadia que vem de uma fé inabalável para correr um risco desse tamanho.
A resposta de Neemias soou como uma petição ao rei. “Disse-me o rei: Que me pedes agora?” (Ne 2:4). O dialogo que se segue dai em diante entre Neemias e o rei até o versículo 9 é altamente inspirador e cheio de ensinos. A primeira coisa que aprendemos é que, quando sintonizamos nosso coração com o coração de Deus, ainda que sem muita consciencia, começamos a nos mover segundo os propósitos que estao em Seu coração. Então aqueles sonhos de nossos corações em realizar coisas para abençoar nosso Deus, se tornam aceitáveis por Ele. Isso foi o que aconteceu com o sonho de Neemias em reconstruir Jerusalém. Temos também um exemplo disso na pessoa de David, em que o próprio Deus se expressa sobre o assunto em 1 Reis 8: 17 a 18 : “17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar uma casa ao nome do SENHOR, o Deus de Israel. 18 Porém o SENHOR disse a Davi, meu pai: Já que desejaste edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste em o resolver em teu coração”. Naquele tempo a habitação de Deus era uma tenda desmontável, cuja contrução tinha sido feita nos moldes da revelação dada por Ele mesmo. David resolveu construir algo magnifico, algo que fosse permanente, seguindo os padrões do próprio Deus estabelecidos para a primeira. Então pense nisso: o tabernáculo desmontável e sem muita pompa era revelação de Deus, mas o famoso templo de Salomão foi algo que veio do coração de Davi para Deus. E Deus gostou disso, segundo o versículo 18. Acredito firmemente que é exatamente isso que o Espírito Santo disse sobre termos a mente de Cristo em 1 Cor 2:16. Começamos a pensar Seus pensamentos que serão para a própria glória DEle. Entretanto, devemos manter a perspectiva de que isso não é um “salto de fé no escuro” mas sim uma ação baseada no que já esta no coração de Deus.
A segunda coisa que aprendemos é que necessitamos ter uma visão clara do que queremos realizar para Deus. Pelas respostas dadas por Neemias vemos que ele já tinha pensado no assunto. Ele foi claro e direto: eu quero que o rei me envie para edificar a cidade. Ele não perguntou o que o rei achava, não pediu a opinião dele sobre quem deveria reconstruir, isso já estava decidido em seu coração: o trabalho deveria ser feito e ele é quem deveria faze-lo. Falar dessa maneira com o rei era correr risco de vida e Neemias sabia disso, porisso, além de todas as orações que ja tinha feito, o texto nos diz que ele orou rapidamente mais uma vez. Ele não teve duvidas perante o rei, pois em seu coração estava claro que Deus era o dono do projeto e ele o executor da obra. Mas evidentemente ele precisa “vender” a ideia ao rei e conseguir que ele o enviasse. Lembre de que naquele tempo a palavra do rei era a lei. Mas ele sabia que o seu Deus é o Senhor sobre os reis da terra.
O terceiro ponto é que necessitamos ter uma visão clara das coisas mais importantes que serão necessárias para realizar a missão. A primeira coisa esta relacionada com o tempo. Curto, médio ou longo prazo? Neemias tinha pensado o suficiente na empreitada, porisso tinha uma ideia a respeito do assunto. Quando o rei concordou e perguntou quanto tempo iria demorar a obra, pontamente Neemias marcou o prazo. Outra coisa importante no caso de Neemias era que ele teria de viajar através do reino, passando por varias províncias até chegar a Jerusalem. Lembre-se que ele era um escravo judeu, poderia ser tomado por fugitivo. A viagem também era perigosa, e certamente os Sambalates e os Tobias, inimigos de Jerusalém saberiam e ficariam inconformados. Porisso ele precisava de licença especial para a viajem, uma carta do rei explicando sua missão e também guardas para sua segurança. Havia ainda um outro problema: tudo pertencia ao rei, incluindo as matas das quais Neemias precisava de madeira para a reconstrução. Pela fé, Neemias não somente obteve favor perante Deus, mas também perante o rei Artaxerxes. De agora em diante era era embaixador de Deus e do rei Artaxerxes perante os governadores das provincias do império babilonico. Ele seguia levando os papeis de sua nomeação e também a escolta de oficiais e cavaleiros do exercito da Babilonia. Literalmente Neemias esta experimentando o cumprimento da oração que Jesus ensinou seus discipulos fazerem: Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. Tudo o que necessitou foi alguém se dispor a ser usado por Deus, para que o céu reinasse na terra.

Nenhum comentário: