segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O LÍDER VITORIOSO - CAPÍTULO 2: PREPARANDO E DESAFIANDO O POVO PARA A OBRA.

11 - Todos devem se envolver na reconstrução
Ainda que haja uma clara definição em termos de autoridade e funções, o trabalho deve ser feito por todos. Isso significa que mesmo havendo um sumo sacerdote Eliasibe, um Neemias que Deus levanta para ser responsável perante ele pelo trabalho, o sacerdócio é universal. Sacerdocio universal significa que todos servem perante Deus em diferentes trabalhos. A reedificação dos muros expressa isso de maneira clara, diferentes pessoas fazendo diferentes partes da obra, porém a obra era de Deus e era uma só. Isso equivale ao conceito de corpo e membros discutido no Novo Testamento. Nem todos tem a mesma função, porém até o mais insignificante ou considerado de menas honra, é indispensável.
Essa descrição linda do sacerdócio universal é feita em Neemias através da definição das profissões, estatus social, origem genealógica e geográfica das pessoas que trabalharam. Capítulo 3:1 diz que o sumo sacerdote e os sacerdotes edificaram, 3:2 diz que os homens de Jericó edificaram junto deles. Capitulo 3:3 diz que os filhos de Hassená edificaram a porta do peixe. O relato da origem familiar se repete dezenas de vezes no texto. Cada vez que isso é resaltado, significa uma enfase que nos remete ao passado, onde pessoas se posicionaram perante Deus entrando em aliança com Ele e isso alcançou as gerações futuras baseado na promessa de Deus. Os dez mandamentos estabelecem esse ensino: Ex 20:6 “e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Esse ensino é confirmado, quando no capítulo sete é lida a genealogia dos que subiram a Jerusalem, e no versículo 64 relata que pessoas procuraram seus registros e não encontraram, porisso foram colocados em compasso de espera até que o caso fosse resolvido.
O capítulo 3: 8 relata o trabalho de ourives e perfumista. Não importa qual seja a profissão, somos cooperadores na obra de restauração de Deus. Também não distinção de sexo no trabalho de Deus, 3:12 nos informa que as filhas de Salum colocaram a mão no trabalho pesado da reconstrução. Também posição social não é desculpa para se eximir da responsabilidade de reconstrução. Textos como 3:12 em que um homem realmente importante, maioral de meia parte de Jerusalém, trabalhou reconstruindo. Ninguém e menos digno na reonstrução, 3:26 diz que os “servos do templo” também trabalharam. Além de trabalharem uns do lado dos outros como relata Neemias, houveram aqueles que decidiram repara “em frente da suas casas” como relatam os textos de Neemias 3:10, 3:23, 3:29, e 3:30., reconhecendo que tinham responsabilidade por aquilo que estava em sua frente para ser feito. Houveram pessoas que decidiram reconstruir portas, como descrito nos textosde 3:1, 3:3 3:6, etc, enquanto outros decidiram reparar torres, 3:11, 3:26. Isso significa que houveram pessoas que não somente desejaram fazer um serviço no trabalho da reconstrução, mas decidiram fazer algo que tivesse um significado e uma utilidade especial tais como a segurança de uma porta e a proteção de uma torre. Houveram aqueles que não simplesmente fizeram a obra de reconstrução, a fizeram “com grande ardor” como no caso de Baruque em 3:20 que teve seu zelo descrito para a glória dele perante Deus. Entretanto, houveram aqueles se acharam bons demais para participar na obra do Senhor, como está escrito sobre os nobres de Tecoa, terra do profeta Amós. Isso ficou regisado para vergonha e testemunho contra eles. Houve pessoas que fizeram mais do que outros, como caso de Salum descrito em 3:15 e Hanum em 3:13, que além de reparar a porta do vale reparou mais 1000 covados, isto é uns quinhentos metros de muralha. Esses relatos demonstram que nossas obras ou nossa falta de compromisso com o reino não ficam no esquecimento, servimos um Deus que faz justiça e executa juizo.

Nenhum comentário: