segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O LÍDER VITORIOSO - CAPÍTULO 2: PREPARANDO E DESAFIANDO O POVO PARA A OBRA.

10 - Fazendo a obra

Segundo a Palavra, a obre de Deus não pode ser feita nem por força nem por violencia, mas pelo Espírito do Senhor. Tão pouco pode ser feita por conselho ou decisão humana. Veja o que este texto de Ageu 1:14 diz: “O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus, ao vigésimo quarto dia do sexto mês”. Exatamente a mesma coisa aconteceu com o povo que Neemias iria liderar, diz o texto que o povo se dispos e se fortaleceu para fazer a obra depois que ouviu o relato sobre a benção de Deus sobre os planos de reconstrução. Em ambos os casos, o despertamento veio depois que a Palavra de Deus foi dada ao povo e eles sintonizaram seus corações com o coração de Deus. Isso significa que que nenhum trabalho para o Senhor pode ser feito separado de Sua Palavra. Significa tambem, em ambos os casos, que primeiramente Deus levanta um lider, ou alguns líderes no caso de Ageu, para que se responsabilizem pela obra. É o princípio da autoridade delegada e da unidade em ação.
A história do princípio da autoridade delegada é vista de maneira inequívoca na vida de Moiséis, ali aprendemos que alguém tem que ter nas mãos o cajado da autoridade, e Deus a defenderá caso essa autoridade for contestada. Casos como o da lepra de Miriam, de Datão, Coré e Abirão, e vários outros na história de Moiséis ilustram esse princípio. O texto de Numeros 11:16 e 17 ilustra de maneira clara a unidade necessária para fazermos o trabalho do Senhor: “Disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo. Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente”. Jesus deixa claro no Joao capítulo 17que a unidade e completamente imprescindível para que Deus seja glorificado aqui na terra. No texto de Neemias, vemos essa unidade quando lemos a declaração que se repte muitas vezes: junto a ele edificaram 3:2, Ao seu lado reparou 3:4, junto destes reparou 3:4, a cujo lado reparou 3:4, ao lado destes repararam 3:5 e assim por diante. Isso significa que não espaço vazio entre eles, a unidade era mantida.
O texto de Neemias também relata o sumo sacerdote Eliasibe como sendo o primeiro que pos a mao na obra. Junto com ele, trabalharam os sacerdotes, seus irmãos. A responsabilidade das autoridades espirituais estabelece que elas são as primeiras que devem se envolver fazendo a vontade do Senhor, não somente para dar exemplo, mas por causa da sua posição perante Deus. Esse assunto é tão sério que as cartas as sete igrejas do livro do Apocalipse estabelecem que os líderes das igrejas responderão perante o Senhor não só pelos seus atos, mas pelos atos da igreja, como se eles fossem a própria igreja. Quando a Bíblia diz “tenho porém contra ti” esta falando de problemas da igreja, porém lançando a responsabilidade sobre o seu lider. O sumo sacerdote e os sacerdotes seriam os responsáveis por servir perante Deus vestidos com vestes finas e limpas, mas também devem oficiar sujando suas mãos na obra de restauração. Como disse meu filho Andre em uma pregação sobre a criação do homem, referindo-se ao trabalho de Deus com o barro: “Deus sujou suas mãos”. Sujar as mãos na obre de Deus é coisa santa, porisso Neemias relata que ao terminar de edificar a porta das ovelhas, Eliasibe a consagrou, estabelecendo o Senhor como dono absoluto daquela obra.

Nenhum comentário: