sábado, 4 de abril de 2009

QUE FAREI DE JESUS CHAMADO CRISTO? MT 27:11-26

A decisão do que vamos fazer com Jesus é pessoal e intransferível. Pilatos perguntou a multidão, depois de ter em vão tentado soltá-lo: “Que farei de Jesus chamado Cristo?” v.22. O desejo de Pilatos era que a multidão fizesse por eles mesmo a decisão de soltar a Jesus e crucificar Barrabás, sem que ele tivesse que publicamente assumir as consequencias daquilo que pensava sobre Jesus. Ele sabia que Jesus era justo v.19, e que o tinham entregue por inveja, v.18. Esta defendendo Jesus, queria soltá-lo. Porém, a realidade é que as coisas não funcionam assim. Seguir a Jesus significa estar disposto a sacrificar todas as coisas, estar disposto a pagar o preço da decisão.
O dilema de Pilatos é exatamente o que se depara a nossa frente; constantemente temos que decidir o que vamos fazer com Jesus, chamado Cristo. A maioria das situações nas quais nos encontramos requerem nossa fidelidade, requerem que as coloquemos em primeiro lugar para que continuem favoráveis a nossos interesses. O problema é a decisão é entre ficar com elas ou com Jeus. Veja o caso de Pilatos: sua fidelidade a Jesus foi confrontada com seus interesses pessoais. Se ele se decidisse radicalmente por Jesus, poderia perder seu cargo de governador, sua influencia política, seus bens, seus amigos, sua posição social. For por essa razão que ele lutou arduamente para encontrar uma maneira de conciliar sua fidelidade a Jesus e conservar outras coisas.
A história dos versículos 11 a 27 nos contam a sua luta: seu golpe de mestre para continuar com Jesus e ao mesmo tempo conservar aquilo que nao queria perder não funcionou, a multidão pediu que soltasse Barrabás e que crucificasse Jesus. Então, como última alternativa, ele lavou as mãos, querendo se colocar em posição neutra. Mas a história terminou com ele entregando a Jesus para ser açoitado e depois crucificado. Jesus padeceu sob o poder de Poncio Pilatos. Que estamos fazendo de Jesus chamado Cristo?
Pr Joao Carlos

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Pr. João,
Tudo bem?
Que Deus continue a derramar bençãos sem medidas sobre tua vida juntamente com sua família.
Quero também dizer que essa sua msg vai estar em nosso informativo neste próximo domingo e com certeza será de edificação para muitas vidas.
Claro que coloco a fonte de onde copiei hehehe
Como vai a sua esposa Nice? Diz que mando abraços com saudades de todos vocês.
Deus vos abençõe.
Celia Marta- Igreja Reviver em Cristo. Lisboa.