terça-feira, 7 de julho de 2009

SEU DESTINO: SUA IDENTIDADE E SUA HERANÇA

SEU DESTINO: SUA IDENTIDADE E SUA HERANÇA - PARTE II

II - Entendendo os Reinos e os Destinos.
a)Existem dois reinos: o reino dos céus ou reino de Deus e o império das trevas ou reino deste mundo. O “império das trevas” ou “reino deste mundo” é o império de Satanás, o Diabo, “o príncipe deste mundo” de acordo com os textos de João 12:31; 14:30 e 16:11. Esse reino existe porque Adão e Eva entregaram nas mãos de Satanás a autoridade que Deus lhes tinha dado no Jardim do Éden. Veja como Satanás declara isso a Jesus em Lucas 4:6: “Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser”. Porisso Ef 6:12 nos diz que nossa luta “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. É debaixo desse governo e com a natureza de filhos da ira que todos nós nascemos de nosso pai e nossa mãe, que é o nascimento natural. Veja AS PALAVRAS ENTRE PARENTESES no texto que afirmam isso: “Ele vos deu vida, estando vós (mortos) nos vossos (delitos e pecados), nos quais (andastes outrora), segundo o (curso deste mundo), segundo o (principe da potestade do ar), do (espírito que agora atua nos filhos da desobediência); entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as (inclinações da nossa carne), fazendo a vontade da (carne e dos pensamentos); e éramos, (por natureza, filhos da ira), como também os demais” Ef 2:1 a 3. Isso tudo acontece porque segundo João 3: 6 (nascemos da carne), ou segundo 1 Cor 15:43,44 fomos (semeados em fraqueza, semeados corpos naturais). Veja as palavras grifadas no texto acima. Elas revelam quais as qualidades do “reino deste mundo” ou “império das trevas”, e qual a natureza e destino dos que estão nele. Se alguém, depois de Cristo ter se oferecido como sacrifício para nos tirar desse reino, fizer uma decisão de amar mais as trevas que a luz, permanecerá nele para sempre, se tornará eternamente filho do reino das trevas. Nesse reino, estará incluido sua herança e destino, que é o resultado do trabalho do rei desse reino: que é roubar, matar e destruir, Joao 10:10.
Em contrapartida ao reino deste mundo, temos o reino dos céus ou o reino de Deus. No novo testamento temos mais de 300 referencias falando desse reino. Segundo Colossenses 1:13 esse é o reino de Jesus, que é o Filho do Seu amor. É Jesus quem estabelece esse reino, e segundo a Bíblia, vai trabalhar até que todos os seus inimigos sejam colocados debaixo de seus pés, entao entregará o reino ao Seu Pai. Leia 1 Cor 15:24 a 26: “E, então, virá o fim, quando ele entregar o (reino) ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte”. Segundo Jesus, a entrada nesse reino se dá pelo “novo nascimento”, Jo 3:3,5. Pelo novo nascimento somos libertos do império das trevas e transportados para o reino do Filho do Seu amor, Col 1:13. Nos tornamos filhos do reino, Mt 13: 38. Nesse reino está incluido nosso destino e nossa herança. E nosso destino é aquele destacado no texto do ítem 1 acima. Vamos falar mais sobre nosso destino e herança no reino dos céus nos tópicos a seguir.
b)A Bíblia ensina que nosso destino começa no “amor de Deus”.Veja isso nos textos abaixo: Ef 1: 4,5 “... (e em amor) nos predestinou para Ele, ...”. João 3:16 “Porque (Deus amou) ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. 1Joao 4:10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a (Deus, mas em que ele nos amou)...”. Isso claramente ensina que o criador tem intenções definidas para nós, (as quais começam em seu amor)! Qual seria uma definição apropriada do amor de Deus? Bancroft, em seu livro entitulado Teologia Elementar diz: “Amor é aquele atributo de Deus pelo qual Ele se inclina a buscar os melhores interesses de Suas criaturas e a comunicar-se com elas, a despeito do sacrifício que nisso está envolvido”. Bancroft dá uma definição mais curta: “o amor de Deus é Seu desejo pelo bem estar desses seres amados e o deleite que tem nisso”. Se nosso destino começa no amor de Deus, então Ele não se alegra e não quer que nenhuma criatura humana se perca. Veja esse texto: 1Tes 5:9 “porque Deus não nos (destinou para a ira), mas (para alcançar a salvação) mediante nosso Senhor Jesus Cristo”.
c)O destino de todas as pessoas começa no amor de Deus? Como Deus planejou o destino das pessoas? Essas são perguntas de vital importancia. A resposta para a primeira pergunta é SIM. Se, como definimos acima, o destino ou o propósito para a vidas das pessoas são “eventos pré-ordenados por Deus” e, segundo Joao 3:16 a extensão do amor de Deus é o mundo, então o destino de todas as pessoas que nasceram, nascem ou nascerão, tem seu início no amor de Deus.
A resposta da segunda pergunta, é igualmente importante. Vamos analisar como Deus planejou o destino de todas as pessoas através de seu amor. Vamos analisar os seguintes textos: Romanos 3: 23 a 26 “... pois (todos pecaram) e carecem da glória de Deus, (sendo justificados gratuitamente, por sua graça), mediante a (redenção que há em Cristo Jesus), a quem (Deus propôs, no seu sangue), como propiciação, (mediante a fé), para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o (justificador daquele que tem fé em Jesus)”. Evangelho de João, 3: 16 a 19: “Porque (Deus amou) ao (mundo) de tal maneira que deu o seu (Filho) unigênito, para que todo o que nele (crê) não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que (julgasse) o mundo, mas para que o mundo fosse (salvo) por ele. Quem nele (crê não é julgado); o que (não crê já está julgado), porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (O julgamento é este): que a (luz) veio ao (mundo), e os homens (amaram mais) as (trevas do que a luz); porque as suas obras eram más”.

Dessa maneira, temos a sequencia descrita na Bíblia, demonstrada através das palavras destacadas em Romanos e em Joao: 1- todos (os que estão no mundo) pecaram, 2- Deus amou o mundo, 3- Deu Seu Filho unigenito ao mundo, 4- nos redime dos pecados pela redenção que há em Cristo Jesus, 5- redenção através da propiciação no sangue de Jesus, 6- Deus nos justifica gratuitamente, por sua graça, 7- mediante a nossa fé, Ele é o justificador daquele que tem fé em Jesus, 8- todo aquele que cre não perece, 9- o Filho foi dado não para julgar o mundo, mas para salvá-lo, 10- todo o que cre não é julgado, 11- porém há um julgamento: quem não cre já está julgado, 12- são as próprias pessoas que escolhem sua salvação ou condenação ao amar a luz ou amar as trevas.

CONCLUSÃO: Existem dois reinos, reino da luz e reino das trevas. O destino das pessoas está dentro desses reinos. Dependendo da escolha feita pela pessoa, ela viverá um destino de trevas ou de luz.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso!!
Pastor, que texto tremendo, gostei e me edificou muito.
Muito Obrigado!
Mas depois quero conversar mais com o Sr, sobre tudo o que ocorreu.
Um grande abraco Pastor, e de agora em diante, tem mais um leitor assiduo desse blog!