POSICIONANDO-SE PERANTE O SENHOR

Lemos em 2 Cronicas 17:1a19 a historia do rei Josafá, o qual decidiu posicionar-se de maneira correta perante Deus, e porisso foi grandemente abençoado. Como podemos nos posicionar corretamente perante Deus? Segundo esse texto, Josafá fez tres coisas: a primeira resolveu “andar nos caminhos de Davi, seu pai” v.3. Isso significa que ele decidiu seguir o exemplo de alguém de um homem que a bíblia declara ser segundo o coração de Deus. A segunda coisa que ele fez foi andar nos “mandamentos do Senhor seu Deus” v.4. A terceira coisa foi que quando se tornou abençoado por Deus, ficou ainda mais ousado em servi-lo, ensinando todo o povo de Juda sua Palavra v.6,7.
Como resultado disso, Josafá teve seu destino liberado pelo Senhor, e porisso entrou de posse da sua herança. O livro de Cronicas nos mostra que a vida de sucesso ou de derrota dos reis de Israel resultava do posicionamento tomado perante o Senhor, de andar com Ele ou de abandoná-lo e seguir seus próprios caminhos. Isso significa que Deus tem planos para nós, porém nós temos a responsabilidade de nos submeter a esses planos. Se nos submetemos, estaremos, estaremos amando e glorificando e desfrutando das bençãos de Deus para nossas vidas.
A resposta de Deus a nossa submissão é maravilhosa. O texto que estamos meditando nele nos di que Deus fez as seguintes coisas na vida de Josafá: a) versículo 3 diz que o Senhor foi com Josafá, b) versículo 5 diz que o Senhor confirmou o seu reino nas suas mãos, c) ainda no versículo 5 nos diz que o coração do povo se voltou para Josafá dando-lhe muitos presentes, porisso ele teve riquezas e glória em abundancia, d) o versículo 10 diz que por causa de sua decisão, Deus enviou terror sobre seus inimigos, os quais lhe pagavam tributos e lhe davam presentes, e) finalmente o versículo 12 nos diz que Josafá foi engrandecido “em extremo” tornando-se construtor de muitas cidades e formando um grande exercito para defesa de sua nação.
O texto sobre Josafá ficou escrito na Bíblia para nos desafiar a andarmos com Deus e nos tornarmos abençoados por Ele. A pergunta que temos que responder é: Como está sendo nossa história?
Pr. Joao Carlos Rocha