terça-feira, 19 de outubro de 2010

DESCANSAR EM DEUS – Mt 6:25,26

A ansiedade é um dos maiores inimigos do descanso. Ela não vem sòmente com preocupações fúteis, na maioria das vezes vem através da preocupações com coisas sérias e necessárias à vida. Veja como o texto bíblico abaixo relaciona a preocupação com coisas indispensáveis para a nossa vida: “ Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Mt 6:25,26.
Devemos ressaltar que há muita confusão com respeito ao descanso em Deus. Descanso em Deus não significa vida de apatia, vida depressiva. O descanso em Deus exige uma firme decisão de crer e esperar NEle como provedor. Esse ato de fé requer coragem e ousadia. É na verdade uma tremenda obra de fé. É muito mais fácil sair tentando ganhar a vida pelas nossas próprias forças, do que abrir mão de nossas obras que são na verdade expressão de independência e falta de fé. A pergunta que segue de maneira natural à maneira de pensar descrita acima é: o que é descansar em Deus? Se não é ficarmos parados, simplesmente esperando que ele faça as coisas, se não é sairmos fazendo aquilo que pensamos ser necessário, então, o que é?
Segundo o texto citado, confiar em Deus é viver como vivem os passarinhos. Eles vivem sem tentar controlar as circunstancias: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. Porque alguém semia, colhe e ajunta em celeiros? Para não ficar exposto a necessidades, para ter controle sobre as coisas, para não depender. Todas as vezes que perdemos o controle da alguna situação, ficamos expostos a uma necessidade, nos tornamos dependentes, a ansiedade aparece. A ansiedade então, vem como produto das tres coisas acima. É a fé na provisão de Deus que nos leva ao descanso. Fé em Deus significa viver de maneira dependente Dele, deixando Ele controlar as situações e levando nossas necessidades a Ele. Quando fazemos isso, nos posicionamos de maneira tal que Deus se torna a fonte de nosso descanso. Nao que fiquemos inativos, como alguém poderia pensar. Pense nos passarinhos, eles saem a busca de comida, constroem seus ninhos, alimentam seus filhotes. Nao são depressivos nem apáticos. Fazem tudo isso com muito canto e alegria. Porém nunca procuram ser independents, controlar as situações, nem procuram evitar de serem expostos à necessidaes diárias. MORAL DA HISTÓRIA: TENHA FÉ COMO UM PASSARINHO.
Pastor Joao Carlos

Nenhum comentário: