terça-feira, 19 de outubro de 2010

NENHUMA CONDENAÇÃO - Romans 8:1

A Carta de Paulo aos Romanos é um resumo das maiores doutrinas cristãs. A partir do capítulo 1:18 até o capítulo 8 ela trata do pecado, da justificação e da santificação. No capítulo 8:1 lemos a seguinte afirmação: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Se não existe nenhuma condenação sobre os crentes, é porque eles foram justificados. Segundo a doutrina do pecado que se encontra no capítulo 1:18 até o 3:21, não há nenhum justo, nenhum sequer, cap. 3:10. E o pecado que torna injustos não é sòmente aquilo de errado que fazemos ou deixamos de fazer, mas é também a natureza pecaminosa com a qual nascemos. Isso significa que não temos, por nós mesmo, nenhuma chance perante Deus.
Então como Deus declara que já não há nenhuma condenação sobre nós? Isso acontece porque é o próprio Deus que nos justifica. Justificação é o ato de Deus declarar alguém justo sem seus próprios merecimentos. Aí então voce pode pensar: isso não é certo! É fácil demais e Deus se torna injusto. Bom, o problema é que voce seja declarado justo, alguém teve que tomar seu lugar, viver uma vida sen nenhum pecado, e ainda no final morrer pelos seus pecados para que voce pudesse ser justificado. Voce é declarado justo porque o preço da justiça foi pago. E o preço foi tão alto que custou a vida de Jesus. Voce é justificado e fica livre de toda condenação.
Agora, como essa justificação é aplicada em teu favor? 1) Rom 3:24 diz: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. Voce é justificado pela graça... graça é um favor que voce não merece. Não é justificado por alguma coisa que voce faz. 2) Voce toma posse da graça pela fé Rom 3:25,26: “a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.
E uma vez justificados pela graça, a qual tomamos posse por meia da fé, a Bíblia diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Rom 5:1. Vamos desfrutar dessa paz em sua plenitude.
Pr. Joao Carlos

Nenhum comentário: