sábado, 22 de janeiro de 2011

FILHOS DA PROMESSA - Rom 4

A bíblia enfatiza o fato de que somos filhos da promessa que Deus fez a Abraão. Veja a explicação disso: “Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós...)”, Rom 4:16. Se nossa filiação vem por uma promessa feita por Deus, temos que entender a maneira como isso acontece.

A primeira coisa é que a promessa de nossa filiação não foi feita baseada em merecimentos humanos, no caso os méritos de Abraão que recebeu a promessa. Veja o que a bíblia ensina: “Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus” Rom 4:2. Como recebeu então a promessa? Foi pela fé: “Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” Rom 4:3. Se então é pela fé que Abraão se tornou filho de Deus e recebeu a promessa de ter muitos filhos, como nos tornamos filhos?

Essa é a segunda coisa que a bíblia enfatiza: nos tornamos filhos da mesma maneira pela qual Abraão se tornou: “...e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado” Rom 4:12. Leia o resumo completo de como isso acontece: “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” Rom 4:19-25. Portanto somos filhos da promessa, por meio da fé.

Pr Joao Carlos

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meu querido Pastor;Graça e Paz.
Muito edificante seu blog, estarei passando mais vezes. Aproveito a oportunidade para compartilhar os nossos dois blogs, quando tiver um tempo disponivel passa por lá e nos siga. Já estou seguindo seu blog.
Deus te abençoe ricamente
Josiel Dias
Mensagem Edificante para Alma
http://josiel-dias.blogspot.com
Iec@blog http://iecaalcantara.blogspot.com
Blog IEC Alcântara SG RJ