sábado, 22 de janeiro de 2011

A PERDA LUCRATIVA – FIL 3:7 a 11

O ser humano tem de maneira natural um apetite para ganhar aquilo que satisfaz a carne. Essa orientação de levar vantagem em tudo está enraizada na natureza humana caída. É o princípio do egocentrismo, o próprio princípio que transformou o anjo Lúcifer em Satanáz. Entretanto, no reino de Deus as coisas funcionam de maneira oposta: se voce quiser ganhar sua vida tem que perdê-la. Jesus disse: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”, Mat 16:25.
Paulo entendeu e viveu esse princípio do perder para ganhar. Veja sua declaração: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” Fil 3:7. Veja a seguir algumas coisas que resultam desse processo, no texto de Filipenses 3: 7 a 10: A) Sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus. O conhecimento pessoal e íntimo de Jesus é algo que não existe preço que possa pagar. Paulo explica isso dizendo: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”, v8.
B) Ser justificado em Cristo. Veja como Paulo aborda essa questão: “…e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé”v.9. Não ter justiça própria para ganhar uma justiça que é do próprio Deus é um tremendo negócio. Melhor ainda quando tudo que necessitamos para ganhá-la é fé e não precisamos cumprir lei nenhuma. C) Conhecer (experimentar) o poder da ressurreição. Aqui, Segundo Paulo, a perda é total, porém acontece de maneira gradativa. Para chegarmos lá, precisamos primeiro experimentar a comunhão dos seus sofrimentos. Depois de havermos sofrido, então devemos nos conformar(nos ajustarmos) na sua morte. Paulo descreve esse processo dessa maneira: “…para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos” 3: 10,11.
Depois de tudo isso acima, me parece que o sofrimento é uma coisa inerente na vida do cristão. Somos salvos e justificados pela graça mediante a fé, para que depois possamos experimentar o processo da perda lucrativa.

Pr. Joao Carlos

Um comentário:

Anônimo disse...

ola dei uma olhada no seu blog gostei muito gostaria de saber onde fica e qual o nome da igreja de vcs aqui no brasil,vi pelo sait que tem um missionario aqui no brazil.gostaria muito de saber onde fica ,quem sabe fica aqui pertinho de mim ...