quarta-feira, 23 de maio de 2012


Os Quatro Passos para o Perdão e a Restauração. 

Interessante que o pecado tem o poder de afetar não sòmente nossa pessoa como também aquilo que possuímos. Isso é importante porque indica que precisamos o perdão pessoal e também a restauração das bençãos de Deus sobre nós. Quando Salomão consagrou a casa do Senhor, recebeu uma grandiosa promessa de Deus: “Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”. 2 Cron 7:15,16. Claro, segundo o próprio Jesus, o templo é uma figura Dele mesmo, Jo 2:20,21. Isso significa que o perdão e a restauração estão em Jesus. Porém, como tomamos posse? A Bíblia nos mostra em 2 Cron 7:14 que há quatro coisas específica que precisamos fazer: 1- se humilhar, 2-orar, 3- me buscar, 4- se converter. 

Interessante que enquanto meditava nesse texto fiz a pergunta: por que  a Bíblia coloca as coisas nessa ordem? Será que a ordem em si mesma é importante? Minha impressão (e mesmo minha prática) é que tudo deveria começar com a oração. Creio que Deus iluminou minha mente, e finalmente as coisas fizeram sentido. Todas as vezes que pecamos, o pecado segue essa ordem: começa com a arrogância de nosso coração, segue tornando-se independente de Deus, isso leva a uma perda de comunhão com Ele, e finalmente enveredamos por um caminho oposto ao do Senhor. A ordem é realmente importante, a primeira coisa é mesmo se “humilhar”. 

1-     Se Humilhar. O dicionário diz que se humilhar é “ser marcado por mansidão ou modestia em comportamento, attitude, ou espírito, não ser arrogante nem orgulhoso, mostrar deferencia ou respeito, ser submisso”. A palavra “humilhar” vem da origem latina “humus” que significa terra, em especial uma terra fértil. No contexto espiritual, humilhar-se significa reconhecer que somos pó, porém somos uma terra fértil, que produzirá uma vez que algo seja plantado nela. Quando nos humilhamos, nos colocamos em uma posição na qual Deus pode “fazer de nós algo bom”. Note que se humilhar não é ser desonrado, não é ser rebaixado, muito menos rejeitado. A  humildade é um fruto do Espírito Santo, uma característica do caráter cristão. Portanto, se humilhar é voltar à posição cristã de alguém que demonstra o fruto do Espírito Santo. Humildade é contrária à arrogancia. 

2-     Orar. Depois de nos humilharmos, devemos orar. Orar é pedir alguma coisa a Deus com intenso fervor e reverência . A oração eficaz é aquela que nos coloca em uma posição diante de Deus na qual algumas coisas se tornam evidentes: a) assumimos uma atitude de dependência de Deus, desistindo de conseguir o que pedimos por nossos próprios meios; b) assumimos uma posição de fé, crendo que Ele fará o que estamos pedindo; c) manifestamos a consciência de quem Deus é, de quem somos nós, e de que toda glória será dele e não nossa. 

3-     Me Buscar. A busca é a parte relacionada com a perseverança. Buscar significa procurar com determinação, querer um encontro com Deus ainda que esse encontro tenha um preço a ser pago. Quem busca manifesta a necessidade dEle; necessidade de provisão, de direção, de comunhão, de ensino. A busca genuína  de Deus é a manifestação de nosso desejo de que Ele seja o centro de nossas vidas. É claro que há muita busca resultante de motivações erradas que não terminam em encontro. Porém quando a busca é genuína Ele se deixa encontrar e revela sua glória.  

4-     Se Converter. Todo encontro com Deus que não leva a conversão, não foi um encontro com resultados efetivos. Converter significa literalmente “fazer meia volta e caminhar em sentido contrário”. É uma mudança do estado de pecado para o estado de retidão, uma mudança no caráter. A conversão inclui dois elementos: arrependimento e fé. Arrependimento é uma “mudança de mente”, pensar de maneira diferente, ver as coisas sob outro ponto de vista. A mudança nos pensamos é a primeira parte de um arrependimento verdadeiro,  pois como disse James Hunter em seu livro “The Disciple” (em portugues “O Monge e o Executivo”): nossos pensamentos se tornam em atos, nossos atos se tornam em hábitos, nossos hábitos se tornam nosso caráter, nosso caráter determina nosso destino. O arrependimento é a parte negativa, o que temos que deixar de fazer, enquanto que a fé é o elemento positivo, o que temos de fazer. É a fé que nos leva de volta a Deus, a uma vida agradável a Ele. Sem fé é impossível agradar a Deus. 

As conclusões a que chegamos através desse texto bíblico são de tremenda importância para nossa vida de fé. 1) Os quatro passos que examinamos acima vem depois da palavra condicional  “se”. Isso significa que permissividade definitivamente não é uma característica do nosso Deus. Temos responsabilidade e vamos ser tratados dentro dos padrões estabelecidos por Ele. 2) As bençãos que seguem depois dos quatro passos examinados, vem depois da palavra “então”. Isso significa que o “se” é a chave que dá partida no “então”. Significa que se Deus prometeu ja podemos crer que está feito, pois Ele não mente. Porém somos nós que temos de usar a chave “se” para abrir a porta da provisão já feita por Deus, e pegar o que precisamos dEle. 3) A chave “se” tem quatro estágios. Isto é, não adianta se humilhar, orar e buscar se não houver conversão. Talvez a resposta do "porque nossas não são bem sucedidas" esteja justamente nesse ponto: colocamos ênfase sòmente em um dos estágios, como por exemplo na oração ou na busca, e esquecemos que na verdade é um todo que NECESSARIAMENTE culmina com a mudança genuína de vida. Vamos girar a chave até o fim?

Pr Joao Carlos

Nenhum comentário: