quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Missio Dei


Missio Dei – A Missão de Deus
Hebreus 10:5

Muitas vezes ficamos confusos quando pensamos em missões. Os métodos usados para cumprir a ordem dada por Jesus em nossos dias são tão variados, que chegamos a conclusão que Ele deu a ordem e nós decidimos o método para cumpri-la. Na verdade a biblia nos ensina que ao dar a ordem, o método também foi instituído: a missão de Deus é encarnacionista. Veja esse versículo abaixo, uma citação do Salmo 40 repetida em Hebreus 10:5: “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta näo quiseste, Mas corpo me formaste”. Isso significa dizer que quando Deus resolveu fazer missões, o método foi a encarnação do Filho.

Fazendo-se carne, ele alcançou alguns objetivos: 1) identificação. Ao identificar-se com o ser humano, Jesus pode entende-lo de maneira experimental. “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo”Heb 2:17. Ao identificar-se com a humanidade, Jesus foi aperfeiçoado como ser humano. “Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” Heb 2:10. Ele foi tentado em todas as coisas mas não fez o que nosso pai terreno Adão tinha feito: pecou. 2) Tornou-se o molde para os filhos de Deus. Porisso ele se tornou o Segundo Adão e a matriz para todos os filhos de Deus.  “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” Heb 2: 14,14. 3) Seu método missionário tornou-se modelo.  “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará”.  João 12:24 a 26.

Ao se fazer carne, Jesus tornou-se o grão de trigo que caiu na terra, morreu, ressuscitou e produziu muito fruto. Assim Deus cumpriu a missão através dele. Hoje, somos os continuadores da missão de Jesus. Quando nascemos de novo, nos tornamos grãos de trigo da mesma espécie de Jesus. Porisso temos que cair na terra e “perder a vida” para conservá-la para a vida eterna. Ao cairemos na terra e morrermos, produzimos muito fruto, que é o resultado da vida de Jesus que há em nós. Pessoas nascem de novo quando a vida de Jesus que está em nós é transmitida a eles por meio do nosso ministério missionário.

Pr. Joao Carlos 

Nenhum comentário: