quarta-feira, 23 de maio de 2012


Os Quatro Passos para o Perdão e a Restauração. 

Interessante que o pecado tem o poder de afetar não sòmente nossa pessoa como também aquilo que possuímos. Isso é importante porque indica que precisamos o perdão pessoal e também a restauração das bençãos de Deus sobre nós. Quando Salomão consagrou a casa do Senhor, recebeu uma grandiosa promessa de Deus: “Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”. 2 Cron 7:15,16. Claro, segundo o próprio Jesus, o templo é uma figura Dele mesmo, Jo 2:20,21. Isso significa que o perdão e a restauração estão em Jesus. Porém, como tomamos posse? A Bíblia nos mostra em 2 Cron 7:14 que há quatro coisas específica que precisamos fazer: 1- se humilhar, 2-orar, 3- me buscar, 4- se converter. 

Interessante que enquanto meditava nesse texto fiz a pergunta: por que  a Bíblia coloca as coisas nessa ordem? Será que a ordem em si mesma é importante? Minha impressão (e mesmo minha prática) é que tudo deveria começar com a oração. Creio que Deus iluminou minha mente, e finalmente as coisas fizeram sentido. Todas as vezes que pecamos, o pecado segue essa ordem: começa com a arrogância de nosso coração, segue tornando-se independente de Deus, isso leva a uma perda de comunhão com Ele, e finalmente enveredamos por um caminho oposto ao do Senhor. A ordem é realmente importante, a primeira coisa é mesmo se “humilhar”. 

1-     Se Humilhar. O dicionário diz que se humilhar é “ser marcado por mansidão ou modestia em comportamento, attitude, ou espírito, não ser arrogante nem orgulhoso, mostrar deferencia ou respeito, ser submisso”. A palavra “humilhar” vem da origem latina “humus” que significa terra, em especial uma terra fértil. No contexto espiritual, humilhar-se significa reconhecer que somos pó, porém somos uma terra fértil, que produzirá uma vez que algo seja plantado nela. Quando nos humilhamos, nos colocamos em uma posição na qual Deus pode “fazer de nós algo bom”. Note que se humilhar não é ser desonrado, não é ser rebaixado, muito menos rejeitado. A  humildade é um fruto do Espírito Santo, uma característica do caráter cristão. Portanto, se humilhar é voltar à posição cristã de alguém que demonstra o fruto do Espírito Santo. Humildade é contrária à arrogancia. 

2-     Orar. Depois de nos humilharmos, devemos orar. Orar é pedir alguma coisa a Deus com intenso fervor e reverência . A oração eficaz é aquela que nos coloca em uma posição diante de Deus na qual algumas coisas se tornam evidentes: a) assumimos uma atitude de dependência de Deus, desistindo de conseguir o que pedimos por nossos próprios meios; b) assumimos uma posição de fé, crendo que Ele fará o que estamos pedindo; c) manifestamos a consciência de quem Deus é, de quem somos nós, e de que toda glória será dele e não nossa. 

3-     Me Buscar. A busca é a parte relacionada com a perseverança. Buscar significa procurar com determinação, querer um encontro com Deus ainda que esse encontro tenha um preço a ser pago. Quem busca manifesta a necessidade dEle; necessidade de provisão, de direção, de comunhão, de ensino. A busca genuína  de Deus é a manifestação de nosso desejo de que Ele seja o centro de nossas vidas. É claro que há muita busca resultante de motivações erradas que não terminam em encontro. Porém quando a busca é genuína Ele se deixa encontrar e revela sua glória.  

4-     Se Converter. Todo encontro com Deus que não leva a conversão, não foi um encontro com resultados efetivos. Converter significa literalmente “fazer meia volta e caminhar em sentido contrário”. É uma mudança do estado de pecado para o estado de retidão, uma mudança no caráter. A conversão inclui dois elementos: arrependimento e fé. Arrependimento é uma “mudança de mente”, pensar de maneira diferente, ver as coisas sob outro ponto de vista. A mudança nos pensamos é a primeira parte de um arrependimento verdadeiro,  pois como disse James Hunter em seu livro “The Disciple” (em portugues “O Monge e o Executivo”): nossos pensamentos se tornam em atos, nossos atos se tornam em hábitos, nossos hábitos se tornam nosso caráter, nosso caráter determina nosso destino. O arrependimento é a parte negativa, o que temos que deixar de fazer, enquanto que a fé é o elemento positivo, o que temos de fazer. É a fé que nos leva de volta a Deus, a uma vida agradável a Ele. Sem fé é impossível agradar a Deus. 

As conclusões a que chegamos através desse texto bíblico são de tremenda importância para nossa vida de fé. 1) Os quatro passos que examinamos acima vem depois da palavra condicional  “se”. Isso significa que permissividade definitivamente não é uma característica do nosso Deus. Temos responsabilidade e vamos ser tratados dentro dos padrões estabelecidos por Ele. 2) As bençãos que seguem depois dos quatro passos examinados, vem depois da palavra “então”. Isso significa que o “se” é a chave que dá partida no “então”. Significa que se Deus prometeu ja podemos crer que está feito, pois Ele não mente. Porém somos nós que temos de usar a chave “se” para abrir a porta da provisão já feita por Deus, e pegar o que precisamos dEle. 3) A chave “se” tem quatro estágios. Isto é, não adianta se humilhar, orar e buscar se não houver conversão. Talvez a resposta do "porque nossas não são bem sucedidas" esteja justamente nesse ponto: colocamos ênfase sòmente em um dos estágios, como por exemplo na oração ou na busca, e esquecemos que na verdade é um todo que NECESSARIAMENTE culmina com a mudança genuína de vida. Vamos girar a chave até o fim?

Pr Joao Carlos
LEGALIDADE MISSIONÁRIA

Pr. Teófilo Karkle

Cada Missionário no Planeta Terra precisa trabalhar com esta ferramenta chamada Legalidade Missionária, fora disso pode viajar por muitos países, mas será apenas umTurista.

E a diferença entre Turismo e Legalidade é a seguinte: O turista ele vem, passa e volta, ele não toma posse da terra. O Missionário toma Posse da Terra e tema Legalidade de Deus sobre ela, para determinar,  decretar a Palavra de Deus sobre ela e pra ela.

Lembramos que em cada terra tem os demônios daquele lugar, eles não vão querer perder seu território com facilidade, mas o Missionário com Legalidade recebe a autoridade de Deus para desfazer as obras do Diabo naquele país. Anunciando liberdade aos cativos, e libertação das trevas aos prisioneiros. Imagine Satanás perdendo as pessoas que por anos manteve suas mentes com cinza, ver agora elas recebendo uma bela coroa de liberdade. Pessoas que estavam vivendo no pranto, receber agora o Óleo de Alegria, o próprio Espírito Santo. Ademais perder as pessoas nas quais ele havia colocado um espírito angustiado e que agora recebem um manto de louvor, manto que, quem usa é rei, uau!!!, que lindo é o Senhor Jesus.

 O turista enche a sacola de coisinhas da terra para presentear os seus queridos. O missionário com Legalidade se estabelece, faz de tudo para adotar a cultura que o hospeda. O Missionário passa a viver no meio do povo, falando como eles, comendo como eles, se vestindo como eles. Por exemplo, andar com uma camiseta verde e amarela escrita no meio a palavra Brasil, ele não esta fazendo Missão, ele esta fazendo Turismo ou Propaganda da sua terra, fechando a porta para a adoção cultural nativa.

Legalidade é o mesmo que Autoridade, mas não pode ser usada para o seu bel prazer ou para vingar-se de algo mal que se apresenta no seu caminho, como fez Elias, dando morte a 42 meninos, porque não gostou que o chamasse de careca, sendo que de fato era careca. A melhor coisa é rir com o povo, pois qual Missionário  que hoje não é um pouco careca, um pouco gordo? Ele estaria mostrando sua maturidade ao rir do seu defeito. Quem não tem um pé grande, terá uma orelha, ou um nariz, se salva quem pode.

Legalidade é poder para curar a morte, esteja onde estiver, ou na fonte d’água amarga, ou na panela como no caso de Elizeu. A morte esta rondando hoje vidas, casais, profissionais, igrejas. Precisamos de Missionários aqui no Chile com aLegalidade de Deus para decretar vida. Queres vir nos ajudar? Envie-nos ume-mail para o endereço que encontrarás no final deste artigo.

 Algo novo recebemos do Senhor aos 44 dias de Missão noChile, quando um pastor chileno com sua esposa uma pastora brasileira, com ampla trajetória missionária na America do Sul, orou por nós, dando o Bem Vindo a esta terra e falando da Legalidade de Deus sobre nossas vidas no Chile, para falar a Palavra de Deus com Autoridade e por via correta. Na sua oração ele mencionou que muitos missionários que passaram por aqui, trataram de apenas serem conhecidos no país, fazendo propaganda de si mesmo, mas Deus queria que fizéssemos a Propaganda de Jesus. Falou que o demônio do orgulho é difícil de identificar, que ele se esconde, mas na sua influência muitos caíram dizendo: eu fiz, eu sou o melhor, eu sou o cara.

Deus falava conosco no Brasil enquanto estávamos em  sete meses de preparo, no livro de Deuteronômio. Não te parece estranho que neste livro tem palavras Missionárias as quais transcrevo aqui?  Vocês estão a ponto de atravessar o Jordão e de tomar da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe esta dando (Dt 11.31) . Logo falava também: O Senhor, o seu Deus,o atravessará pessoalmente à frente de vocês... Vocês tomarão posse da terra delas. O Senhor as entregará a vocês, e vocês deverão fazer com ela tudo o que lhes ordenou. Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará. (Dt 31.3,5 e 6) E por ultimo Deus nos falou em: Pois o Senhor, seu Deus, os esta levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; terra de trigo e cevada, videiras e figueiras, de romãzeiras, azeite de oliva e mel; terra onde não faltará o pão e onde nãoterá falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde vocês poderão extrair o cobre das colinas. (Dt 8.7-9)

 Pronto,  já estamos vivendo estas promessas, estas verdades, já temos tomado posse da terra, já estamos comendo pão com abundancia aqui no Chile, já estamos na terra das vinhas, já estamos na terra do cobre. Já estamos desatando espíritos angustiados e já estamos liberando espíritos angustiados e trocando a cinzas por brasas vivas. Você que leu este artigo até agora, recebe da parte de Deus a ordem de Contribuir com a nossa Missão e verás os céus se abrindo sobre você. Abençôo-te desde o Chile e finalizamos dizendo que estamos buscando muitos irmãos que queira colocar o seu ombro ao nosso lado, que queiram passar a Cordilheira dos Andes com tua oferta de amor todos os meses.

Durantea noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhesuplicava: Passa a Macedônia e ajude-nos. (Atos 16.9)

Em Cristo Jesus, Senhor das Missões.

 Pr.Teófilo Karkle

CENTRO DE ALEGRIA

MISSÕES EMOTIVAS E TÉCNICAS

Pr. Teófilo Karkle

Glorificamos a Deus,pois fez um ano que deixamos Terra, Casa, Família, Empresa por Amor a Jesus e a Obra Missionária. Há um ano começava minha Deuteromissão,(duas vezes chamado) nossos corações estavam cheios de uma Grande Expectativa Missionária, linda e promissora.

A expectativa continua ainda, não temos perdido as garras, nem o pique, mas neste tempo aqui no Chile, escrevemos algumas cartas eletrônicas e respondemos outras tantas da mesma forma, de pastores que se mostraram interessado em nos apoiar aqui no Chile economicamente e que nos ofereceram cobertura.

Hoje posso falar de dois tipos de Cartas que escreveram os Pastores que estão em eminência no Brasil: Uma carta que vamos chamar de CartaEmotiva, cheia de paixão, cheia de misericórdia, carta que podiam calcular ou visualizar nossas dificuldades e sofrimentos na adaptação da nova cultura, e que queriam somar-se a nós, aliviando nossas cargas.

O outro tipo de carta é bem diferente, vamos chamá-la de Carta Técnica,um tipo de carta fria, sistemática, religiosa, que mata as palavras emotivas,que não importa a emoção, mas sim a razão. A carta Técnica é concisa, lógica,pequena, e sem paixão. A pessoa que escreve carta técnica se justifica que nãotem tempo, ou seja, que esta muito ocupada como para fazer uma carta brotar lagrimas.

Uma carta técnica é, mais ou menos assim: Missionário Teófilo, estivemos analisando sua carta e o Presbitério, concordou não fazer parceria com igrejas que não foram abertas pelo nosso Ministério.

 Ou assim: Nomomento estamos enfocados em Salvar apenas o Sertão Brasileiro.

A mais fria de todas as Cartas Técnicas que temos recebido foram mais o menos assim:  Nossos recursos são pequenos demais para assumir um compromisso com o Chile.

 Que bom que Deus não nos desamparou e que a nossa Cobertura é Direta dele e suficiente. Nossa luta é igual todos os meses, agora já estamos pagando aluguel, luz, água, celular, internet, gás para aquecer água do chuveiro,  gás para aquecer a casa e alimentação.

Por isso estimados leitores, irmãos em Cristo Jesus, peço com muito carinho e respeito, que não aumentem a fila dos que escrevem cartas técnicas, mas sim daqueles que gostam de escrever cartas emotivas. E que não ficam apenas nas cartas, mas nos Atos como os da Igreja Primitiva, que enviava,  que amava,  que contribuía,  que fazia os Missionários escreverem cartas como a Epístola aos Filipenses.

 Amado, seja você um Promotor de Missões, não um Prometedor, pois a Obra é séria, não podemos enganar aqueles que sãolevados por todas as partes do planeta terra com uma Promessa rápida, apenas para sair do passo,  apenas para dar uma resposta parcial.

 Continuamos com a Campanha das Bíblias para os chilenos, você que esta sabendo pela primeira vez desta Campanha Missionária, abra teu coração e tua mão e nos ajude.  Vários irmãos já fizeram isso de enviar uma Doação Missionária de oito Reais as quais nos transformamos em Bíblias na Sociedade Bíblica Chilena. Isso mesmo, Bíblias no valor de oito Reais apenas, ainda é um número pequeno de doadores, mais confiamos plenamente neste Projeto de Deus.

Há também aquelas pessoas que prometeram e depois se esqueceram de enviarem sua oferta de amor para a Campanha das Bíblias, mas nós continuaremos firmes nesta Campanha, pois foi Deus que nos fez ver a necessidade do povo chileno em ter sua própria bíblia.

Esta é mais linda dascampanhas que já fizemos nesses últimos 23 anos em Missões, e sei que há ainda muitos irmãos no Brasil que vão saber dessa maravilhosa Campanha de Evangelização de Fé, pelos nossos Artigos na Blogosfera, ou através das Rádios Web e FM, e serão sensibilizados e nos ajudarão aqui nos Andes Chilenos.

Muitas Rádios Gospel estão participando no  projeto, transmitindo uma Vinheta de 1 minuto e 50 segundos, que temos preparado para a Campanha. Algumas rádios colocamo chamado de hora em hora, outras de meia em meia hora. Algumas rádios oito vezes por dia, enfim cada uma das Rádios a quem escrevemos para elas colocarema Vinheta de forma diferente, mas tem colocado. Bom, a divulgação desta Vinheta é como uma Semeadura, depois vamos recolher os frutos, e quanto a nós, seguiremos plantando essa preciosa semente no coração dos brasileiros.

 Finalizo este artigo eletrônico desejando muita paz, muita alegria e agora dia 19 de Maio vamos celebrar mais um ano de vida, numero 43, estamos feliz, pois estamos fazendo o que mais sabemos fazer:  Ser Missionários e ganhar almas para Cristo.

Abraços desde Cerro Navia – Chile, abraços de minha esposa e meu, esperamos sua visita aqui no Chile, ta bem?

 Pr. Teófilo Karkle e Mis. Ivone Karkle

CENTRO DE ALEGRIA

Nossos Blogs para conhecer nossos Projetos.
http://centrodealegriachile.blogspot.com/
http://pronami.blogspot.com/
http://palavraprofeticaepromessa.blogspot.com.br/