sábado, 1 de novembro de 2008

Minhas Intenções para o Blog

Como sou pastor, missionario e educador, comecei este blog com a intencao de escrever nessas areas, mas gostaria de escrever principalmente sobre educacao crista. Essa conviccao vem do fato de que, através dos anos de experiencia no ministerio, vejo que a educacao crista e chave para a vida bem sucedida do crente. Para mim, educacao crista e o processo de santificacao no qual toda pessoa esta definitivamente envoldida, comecando apos o novo nascimento e terminando somente no fim de sua vida. Esse processo educacional envolve os dominios cognitivo, afetivo e comportamental do cristao, sendo que essas areas estarao interligadas e dependentes uma das outras. Na construcao do conhecimento de Deus, de si mesmo, e de seu proximo, a educacao crista desempenha seu papel de formadora de pensamentos, sentimentos e atitudes pelas quais Deus sera manifestado ao mundo atraves do cristao.

Em relacao ao dominio cognitivo, a educacao crista deve levar o crente ao conhecimento de sua identidade e missao. A identidade e definida a partir da obra de Jesus na cruz e na ressureicao. A partir dai, o cristao constroi uma imagem de si mesmo a luz de quem e seu Deus e Pai e do que Ele fez em seu favor. Comeca entao um processo de conscientizacao, no qual a sua consciencia, que e um orgao dado por Deus, sera influenciada a luz do que a Biblia diz sobre a sua pessoa. Como a consciencia e tambem influenciada pela cultura na qual a pessoa vive, sua convivencia com pessoas ou grupos cristaos e nao cristaos tambem serao elementos influenciadores na sua consciencia. Porque o desejo de Jesus e que o Pai nao tire seus discipulos do mundo, mas que os guarde do mal, o aprendizado de como os principios do reino dos ceus deverao conduzir o cristao em suas relacoes sociais e de extrema importancia na educacao crista.

No tocante ao dominio afetivo, a educacao cristao tembem desempenha um papel primordial. Os relacionamentos do cristão devem fluir pelo canal do amor para expressar o Deus que e amor. No dominio afetivo, a educacao crista tambem deve e de suma importancia para conduzir o cristao numa vida bem sucedida, cujo sucesso depende do equilibrio em areas atais como: amar a si mesmo ao mesmo tempo em que nega a si mesmo, amar os perdidos e no entanto nao amar o mundo, confessar que sua habitacao e no ceu mas viver vitoriosamente no mundo, resistir ao pecado mas receber os pecadores.

No dominio comportamental, a educacao crista porpoe uma vida de experiencias com Deus e sua palavra, de maneira que o fruto do Espirito Santo se torna a norma para o comportamento individual e coletivo. Palavras como dominio proprio, temperanca, mansidao, humildade, benignidade, alegria, etc, sao altamente experimentais, isto e, so se tornam conhecidas e mensuraveis quando vivenciadas.

Assim sendo, bem vindo ao meu blog.

Joao Carlos Nunes da Rocha, PhD

Um Pouco da Minha História

Ai pelos idos de 1.974 conheci a Nice, a qual por sua vez me levou a conhecer o Senhor Jesus e a entregar minha vida a Ele como meu Senhor e salvador pessoal. Desde então, minha maior alegria e servi-lo. Apos nosso casamento (voce pode ve-la na galeria de fotos) no ano e l.978, nos dedicamos a servir ao Senhor em tempo integral. Temos tido muitas alegrias nos diferentes campos missionarios e cidades onde trabalhamos para o Senhor.

Desde junho de 1.996 moramos nos Estados Unidos da America do Norte, (porque tambem existe a America do Sul), onde viemos para estudar e servir ao Senhor. Fiz o mestrado na Columbia International University. Durante o tempo em Columbia-SC, ajudamos no trabalho de uma igreja que servia principalmente os Mexicanos. De la nos mudamos para Chicago, onde fui fazer o PhD em Educacao na Trinity International University. No tempo em que vivemos em Chicago, trabalhamos ajudando uma igreja Hispana que estava comecando a ser plantada pelo Pastor Homero Garcia. Foi uma grande experiencia, servir ao Senhor com esses irmaos, porque alem do mais aprendemos espanhol, segunda lingua aqui nos USA.

Atualmente moramos em Atlanta-GA, onde estamos plantando a Igreja que resolvemos chamar de International Christian Church. Escolhemos esse nome devido a nossa intencao de trabalhar com a populacao internacional aqui de Atlanta: mais de 100(cem) diferentes nacoes estao representadas com grupos de significativo tamanho nesta cidade. Trabalhamos tambem com a AMID WORLD MISSION www.amidmission.com - www.amidlearning.com e www.americanchristianuniversity.com atraves da qual desenvolvemos varias atividades que podem ser vistas nos sites acima. Voce também pode visitar nossos outros sites nos endereços www.missionarios.com www.colheita.net www.iccatlanta.com www.missaovolantesdecristo.com e www.intercessores.com
Joao Carlos Nunes da Rocha, PhD

Um Pouco da Minha História

Ai pelos idos de 1.974 conheci a Nice, a qual por sua vez me levou a conhecer o Senhor Jesus e a entregar minha vida a Ele como meu Senhor e salvador pessoal. Desde que entreguei minha vida ao Senhor, minha maior alegria e servi-lo. Apos nosso casamento no ano e l.978, eu e minha esposa (voce pode ve-la na galeria de fotos) nos dedicamos a servir ao Senhor em tempo integral. Temos tido muitas alegrias juntos nos diferentes campos missionarios e cidades onde trabalhamos para o Senhor.

Desde junho de 1.996 moramos nos Estados Unidos da America do Norte, (porque tambem existe a America do Sul), onde viemos para estudar e servir ao Senhor. Fiz o mestrado na Columbia International University. Durante o tempo em Columbia-SC, ajudamos no trabalho de uma igreja que servia principalmente os Mexicanos. De la nos mudamos para Chicago, onde fui fazer o PhD em Educacao na Trinity International University. No tempo em que vivemos em Chicago, trabalhamos ajudando uma igreja Hispana que estava comecando a ser plantada pelo Pastor Homero Garcia. Foi uma grande experiencia, servir ao Senhor com esses irmaos, porque alem do mais aprendemos espanhol, segunda lingua aqui nos USA.

Atualmente moramos em Atlanta-GA, onde estamos plantando a Igreja que resolvemos chamar de International Christian Church. Escolhemos esse nome devido a nossa intencao de trabalhar com a populacao internacional aqui de Atlanta: mais de 100(cem) diferentes nacoes estao representadas com grupos de significativo tamanho nesta cidade. Trabalhamos tambem com a AMID WORLD MISSION www.amidmission.com - www.amidlearning.com e www.americanchristianuniversity.com atraves da qual desenvolvemos varias atividades que podem ser vistas nos sites acima.
Joao Carlos Nunes da Rocha, PhD

A Identidade do Servo

IDENTIDADE DO SERVO

Em nossa sociedade, a palavra servo tem conotações nega tivas: sugere opresão e tirania. Isso é totalmente verdadeiro, uma vez que tanto o servo como o senhor são pessoas incapazes de estabelecer relacionamentos baseado nas normas do amor. Isso porque, a sociedade é primariamente composta por pessoas “naturais”, as quais não podem viver nem entender as coisas de Deus, porque lhes são loucura, 1 Cor 2:14. Porisso, quando usa- mos a expressão servo para identificar nossos relacionamentos com Jesus Cristo, temos que re-definir o significado da palavra.
Em primeiro lugar, é indispensável entendermos que o servo de Jesus Cristo é alguém que trocou de identidade. Quan- do alguém se torna servo de Jesus, passa a ser “... nova criatura.” IICor 5:17. Isso significa que ele se tornou uma pessoa diferente daquilo que era até então. O servo tem sua “pessoalidade” gera- da a partir da natureza de seu Senhor. Ninguém pode se tornar servo de Jesus Cristo e continuar sendo a mesma pessoa que era antes dessa relação. O servo se torna “co-participante da natureza divina” II Pe 1:4, passa a ter em si mesmo a vida do Filho de Deus 1 Jo 5:12, vida essa que Jesus recebeu quando da sua ressurreição.
Em segundo lugar, é indispensável entendermos que o servo de Jesus Cristo é alguém que está debaixo da mesma missão de seu Senhor. O servo é alguém submisso. Essa submis- são não é produto de esforço prórpio do servo, mas é fruto do amor que ele tem pelo seu Senhor. Porque seu Senhor o ama a ponto de morrer por ele, o servo consagra sua vida para cumprir a mesma missão que consome seu Senhor. O servo tem a mesma urgência de seu Senhor Jo 4:34, tem visão clara de sua missão Jo 17:4,18 tem o mesmo zêlo de se Senhor Jo 2:17, tem percepção clara do momento em que vive Jo 13:1, e tem a mesma certeza com respeito ao futuro Jo 17:24.
Uma coisa é certa: o Senhor tem compromisso esclusivamente com seus servos, com ninguem mais? És servo?

Como sabemos que somos servos?
A partir desta semana estaremos descrevendo algumas características a mais sobre um servo de Deus. Devemos aprender a viver em sintonia com os padrões registrados na Palavra de Deus, para não acontecer que, perdendo de vista os valores de Deus nos tornemos mundanos. Vamos avaliar a história de Sansão com a finalidade de compararmos nossas vidas e vermos quão bons servos somos
Um Coração Consagrado a Deus.

Em Juizes 16: 20:21, lemos que Sansão foi derrotado pelos filisteus e estes lhe cegaram os olhos. Por que Sansão foi derrotado? Porque ele era narizeu consagrado ao Senhor, e o sinal da sua consagração era o seu cabelo. Quando o seu cabelo foi cortado, então, a sua consagração também foi cortada. Todas as vezes que nossa consagração e obediência a Deus são quebradas, um nuvem vem sobre nós. Tornando-nos como cegos para as coisas espirituais.

O pecado é algo terrível que produz insensibilidade em nosso coração e nos incapacita a ouvir e receber de Deus. O alvo do diabo, como já dissemos, é impedir que vejamos; ele quer que sejamos cegos sobre Deus e Seu propósito. Quando o pecado entra em nossas vidas, o diabo tem espaço para nos cegar e, assim somos impedidos de obter revelação de Deus. A revelação do Senhor é para aqueles que obedecem, que têm um coração consagrado, dado ofertado a Deus.

Existem servos de Deus que não conseguem entender as coisas do espirirto como se fossem pessoas não consvertidas. Por que acntece isso? Porque são servos que erram no coração. Não têm um coração consagrado ao Senhor. Por causa disso, os seus olhos espirituais, os olhos do coração, estão cegados e eles não podem ver as coisas espirituais. Esse não é o único, mas talvez seja o principal motivo da cegueira no meio do povo de Deus. Por outro lado, aqueles que andam em obediência se tornam cada vez mais sensiveis e aptos para receberem de Deus nos seus espiritos.

Servo: Uma Pessoas com Coração Limpo

Mt. 5:8, Jesus disse que os limpos de coração poderiam ver a Deus. Veja bem que esse ver é um promessa para o futuro, mas também se refere ao tempo presente quando podemos ver, por revelação, a Deus ( I Co.2:9-10.

Há muitos que não podem ter revelação pelo simples fato de terem um coração impuro deante de Deus. Não é suficiente ter um coração limpo, precisamos ter um coração puro ( Sl.15) Ser limpo significa não ter pecado oculto. Significa a apropriação completa do perdão do sangue de Jesus. Mas quanto a ter coração puro não é simplesmente uma quetão de pecado. Um copo de agua pode ter a agua limpa, porém misturada.

Ter um coração puro significa ter um coração sem misturas. Se o nsso coração está cheio de coisas profanas, fica dificil enxergarmos as coisas do espirito. Existem muitas coisas que não são propriamente pecaminosas, mas que tornam o nosso coração impuro. Por exemplo, uma pessoas que acaba de abrir um loja. Apesar do seu coração não estar sujo, ele está cheio de interesse pelo comercio. Durante todo o dia, ele vai estar voltado para as coisas da loja. Se em nosso coração há um interesse pelo Senhor, mas um interesse igualmente grande por outras coisas, o noso coração está impuro.

Ter um coração puro é ter um coração para Deus. Sl.73:25 Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus. Quando o nosso coração está inteiramente voltado ao Senhor, e podemos dizer que o nosso prazer está nele, então as janelas do céu se abrem e a luz de Deus vem sbre sua palavra. II Cr. 16:9, Lemos que os olhos do Senhor passam por sobre toda a terra, procurando um homem cujo coração seja completamente para ele. Ter o coração para Deus é tê-lo como nosso tessouro, pois onde etá o meu coração ali estará o meu tesouro. Quando o nosso prazer e o nosso tesouro estão no Senhor, então há revelação espontaneamente.

Não basta dizer que queremos revelação e cameçarmos a ler a palavra. É preciso também que entremos nos princípios da palavra. Em primeiro lugar, precisamos ter um coração consagrado a Deus. Em sgundo lugar, um coração ensinávl e, em terceiro lugar, precisamos ter um coração para o Senhor, apaixonado por ele. Na medida em que estas condições vão sendo cumpridas, a luz de Deus vem ao nosso espirito.

Identidade do Servo

IDENTIDADE DO SERVO
Em nossa sociedade, a palavra servo tem conotações nega tivas: sugere opresão e tirania. Isso é totalmente verdadeiro, uma vez que tanto o servo como o senhor são pessoas incapazes de estabelecer relacionamentos baseado nas normas do amor. Isso porque, a sociedade é primariamente composta por pessoas “naturais”, as quais não podem viver nem entender as coisas de Deus, porque lhes são loucura, 1 Cor 2:14. Porisso, quando usa- mos a expressão servo para identificar nossos relacionamentos com Jesus Cristo, temos que re-definir o significado da palavra.
Em primeiro lugar, é indispensável entendermos que o servo de Jesus Cristo é alguém que trocou de identidade. Quan- do alguém se torna servo de Jesus, passa a ser “... nova criatura.” IICor 5:17. Isso significa que ele se tornou uma pessoa diferente daquilo que era até então. O servo tem sua “pessoalidade” gerada a partir da natureza de seu Senhor. Ninguém pode se tornar servo de Jesus Cristo e continuar sendo a mesma pessoa que era antes dessa relação. O servo se torna “co-participante da natureza divina” II Pe 1:4, passa a ter em si mesmo a vida do Filho de Deus 1 Jo 5:12, vida essa que Jesus recebeu quando da sua ressurreição.
Em segundo lugar, é indispensável entendermos que o servo de Jesus Cristo é alguém que está debaixo da mesma missão de seu Senhor. O servo é alguém submisso. Essa submis- são não é produto de esforço prórpio do servo, mas é fruto do amor que ele tem pelo seu Senhor. Porque seu Senhor o ama a ponto de morrer por ele, o servo consagra sua vida para cumprir a mesma missão que consome seu Senhor. O servo tem a mesma urgência de seu Senhor Jo 4:34, tem visão clara de sua missão Jo 17:4,18 tem o mesmo zêlo de se Senhor Jo 2:17, tem percepção clara do momento em que vive Jo 13:1, e tem a mesma certeza com respeito ao futuro Jo 17:24.
Uma coisa é certa: o Senhor tem compromisso esclusivamente com seus servos, com ninguem mais? És servo?

Como sabemos que somos servos?

A partir desta semana estaremos descrevendo algumas características a mais sobre um servo de Deus. Devemos aprender a viver em sintonia com os padrões registrados na Palavra de Deus, para não acontecer que, perdendo de vista os valores de Deus nos tornemos mundanos. Vamos avaliar a história de Sansão com a finalidade de compararmos nossas vidas e vermos quão bons servos somos
Um Coração Consagrado a Deus.

Em Juizes 16: 20:21, lemos que Sansão foi derrotado pelos filisteus e estes lhe cegaram os olhos. Por que Sansão foi derrotado? Porque ele era narizeu consagrado ao Senhor, e o sinal da sua consagração era o seu cabelo. Quando o seu cabelo foi cortado, então, a sua consagração também foi cortada. Todas as vezes que nossa consagração e obediência a Deus são quebradas, um nuvem vem sobre nós. Tornando-nos como cegos para as coisas espirituais.

O pecado é algo terrível que produz insensibilidade em nosso coração e nos incapacita a ouvir e receber de Deus. O alvo do diabo, como já dissemos, é impedir que vejamos; ele quer que sejamos cegos sobre Deus e Seu propósito. Quando o pecado entra em nossas vidas, o diabo tem espaço para nos cegar e, assim somos impedidos de obter revelação de Deus. A revelação do Senhor é para aqueles que obedecem, que têm um coração consagrado, dado ofertado a Deus.

Existem servos de Deus que não conseguem entender as coisas do espirirto como se fossem pessoas não consvertidas. Por que acntece isso? Porque são servos que erram no coração. Não têm um coração consagrado ao Senhor. Por causa disso, os seus olhos espirituais, os olhos do coração, estão cegados e eles não podem ver as coisas espirituais. Esse não é o único, mas talvez seja o principal motivo da cegueira no meio do povo de Deus. Por outro lado, aqueles que andam em obediência se tornam cada vez mais sensiveis e aptos para receberem de Deus nos seus espiritos.

Servo: Uma Pessoas com Coração Limpo

Mt. 5:8, Jesus disse que os limpos de coração poderiam ver a Deus. Veja bem que esse ver é um promessa para o futuro, mas também se refere ao tempo presente quando podemos ver, por revelação, a Deus ( I Co.2:9-10.

Há muitos que não podem ter revelação pelo simples fato de terem um coração impuro deante de Deus. Não é suficiente ter um coração limpo, precisamos ter um coração puro ( Sl.15) Ser limpo significa não ter pecado oculto. Significa a apropriação completa do perdão do sangue de Jesus. Mas quanto a ter coração puro não é simplesmente uma quetão de pecado. Um copo de agua pode ter a agua limpa, porém misturada.

Ter um coração puro significa ter um coração sem misturas. Se o nsso coração está cheio de coisas profanas, fica dificil enxergarmos as coisas do espirito. Existem muitas coisas que não são propriamente pecaminosas, mas que tornam o nosso coração impuro. Por exemplo, uma pessoas que acaba de abrir um loja. Apesar do seu coração não estar sujo, ele está cheio de interesse pelo comercio. Durante todo o dia, ele vai estar voltado para as coisas da loja. Se em nosso coração há um interesse pelo Senhor, mas um interesse igualmente grande por outras coisas, o noso coração está impuro.

Ter um coração puro é ter um coração para Deus. Sl.73:25 Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus. Quando o nosso coração está inteiramente voltado ao Senhor, e podemos dizer que o nosso prazer está nele, então as janelas do céu se abrem e a luz de Deus vem sbre sua palavra. II Cr. 16:9, Lemos que os olhos do Senhor passam por sobre toda a terra, procurando um homem cujo coração seja completamente para ele. Ter o coração para Deus é tê-lo como nosso tessouro, pois onde etá o meu coração ali estará o meu tesouro. Quando o nosso prazer e o nosso tesouro estão no Senhor, então há revelação espontaneamente.

Não basta dizer que queremos revelação e cameçarmos a ler a palavra. É preciso também que entremos nos princípios da palavra. Em primeiro lugar, precisamos ter um coração consagrado a Deus. Em sgundo lugar, um coração ensinávl e, em terceiro lugar, precisamos ter um coração para o Senhor, apaixonado por ele. Na medida em que estas condições vão sendo cumpridas, a luz de Deus vem ao nosso espirito.