sábado, 1 de novembro de 2008

Minhas Intenções para o Blog

Como sou pastor, missionario e educador, comecei este blog com a intencao de escrever nessas areas, mas gostaria de escrever principalmente sobre educacao crista. Essa conviccao vem do fato de que, através dos anos de experiencia no ministerio, vejo que a educacao crista e chave para a vida bem sucedida do crente. Para mim, educacao crista e o processo de santificacao no qual toda pessoa esta definitivamente envoldida, comecando apos o novo nascimento e terminando somente no fim de sua vida. Esse processo educacional envolve os dominios cognitivo, afetivo e comportamental do cristao, sendo que essas areas estarao interligadas e dependentes uma das outras. Na construcao do conhecimento de Deus, de si mesmo, e de seu proximo, a educacao crista desempenha seu papel de formadora de pensamentos, sentimentos e atitudes pelas quais Deus sera manifestado ao mundo atraves do cristao.

Em relacao ao dominio cognitivo, a educacao crista deve levar o crente ao conhecimento de sua identidade e missao. A identidade e definida a partir da obra de Jesus na cruz e na ressureicao. A partir dai, o cristao constroi uma imagem de si mesmo a luz de quem e seu Deus e Pai e do que Ele fez em seu favor. Comeca entao um processo de conscientizacao, no qual a sua consciencia, que e um orgao dado por Deus, sera influenciada a luz do que a Biblia diz sobre a sua pessoa. Como a consciencia e tambem influenciada pela cultura na qual a pessoa vive, sua convivencia com pessoas ou grupos cristaos e nao cristaos tambem serao elementos influenciadores na sua consciencia. Porque o desejo de Jesus e que o Pai nao tire seus discipulos do mundo, mas que os guarde do mal, o aprendizado de como os principios do reino dos ceus deverao conduzir o cristao em suas relacoes sociais e de extrema importancia na educacao crista.

No tocante ao dominio afetivo, a educacao cristao tembem desempenha um papel primordial. Os relacionamentos do cristão devem fluir pelo canal do amor para expressar o Deus que e amor. No dominio afetivo, a educacao crista tambem deve e de suma importancia para conduzir o cristao numa vida bem sucedida, cujo sucesso depende do equilibrio em areas atais como: amar a si mesmo ao mesmo tempo em que nega a si mesmo, amar os perdidos e no entanto nao amar o mundo, confessar que sua habitacao e no ceu mas viver vitoriosamente no mundo, resistir ao pecado mas receber os pecadores.

No dominio comportamental, a educacao crista porpoe uma vida de experiencias com Deus e sua palavra, de maneira que o fruto do Espirito Santo se torna a norma para o comportamento individual e coletivo. Palavras como dominio proprio, temperanca, mansidao, humildade, benignidade, alegria, etc, sao altamente experimentais, isto e, so se tornam conhecidas e mensuraveis quando vivenciadas.

Assim sendo, bem vindo ao meu blog.

Joao Carlos Nunes da Rocha, PhD

Nenhum comentário: