terça-feira, 19 de outubro de 2010

CASAS ONDE HÁ VIDA – ATOS 2:46-47

Os lares eram muito importantes como fonte de vida para os que não conheciam a Jesus nos tempos da igreja primitva. O livro de Atos dos Apóstolos nos dá alguns relatos de como os lares cristão eram importantes para o crescimento da igreja da época: “... partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” Atos 2: 46,47. O crescimento da igreja, segundo esse texto, era simplesmente consequencia do estilo de vida manifesto nos lares. Olhe o que os não cristãos podiam ver quando olhavam para o estilo de vida familiar da igreja: Primeiro, Atos 2:45 diz que “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”. Isso significa que uns cuidavam dos outros nas necessidades da igreja, porisso “nenhum necessitado havia entre eles” Atos 4:34. Segundo, Partiam o pão de casa em casa, significando que havia unidade e comunhão visíveis entre eles. Atos 4:32 diz que “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma...”
Em terceiro lugar, havia alegria e singeleza de coração,o que resultava em louvor a Deus e conquista da simpatia dos não-cristãos. Claro, com esse estilo de vida, a presença, o poder e a graça de Deus se manifestavam: “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graca, Atos 4:33”. Porisso o texto relata que o crescimento da igreja era o resultado natural desse estilo de vida: o Senhor acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
Fundamentado sobre esse ensino, estamos começando a establecer os grupos nos lares, esperando que a ICC se torne um modelo como a igreja primitiva. Nossa visão é que todos devem ser membros de um grupo familiar, onde desfrutarão da comunhão, da oração e do partir do pão. Cremos que se colocarmos os princípios de Deus em ação, teremos os mesmos resultados que houve na igreja primitiva. A participação no grupo, entretanto, deve vir do coração de cada um, porisso a decisão é exclusiva de cada um, como era no princípio. Participar da comunhão nos lares deve ser com alegria e não com peso no coração.
Pr. Joao Carlos

Um comentário:

Raphael disse...

Oi João Carlos,Oi Nice. Sou o Raphael Zardo de Guarapuava , agora em Curitiba.
Quando soube que ia a um congresso médico em chicago , achei ótimo pois achava que você e a Nice ainda estavam lá. Ao procurá-lo na net , soube que estão em Atlanta e bem. Vou ter que deixar o abraço para uma outa vez, mas fiquei feliz em ver fotos de vocês e da igreja. Traz boas lembranças. grande abraço a vocês, Deuso os abençoe muito.