sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A JUSTIÇA PRÓPRIA – ROM 10: 1 A 15

Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.

No texto de Romanos citado acima, Paulos nos ensina sobre como podemos satisfazer a justiça de Deus. A primeira coisa necessária é “zelo”. Zelo é uma dedicação especial, uma firmeza de propósito em fazer aquilo que cremos que deve ser feito. Porém, no que diz respeito a justiça de Deus, segundo Paulo o zelo necessita ser com “entendimento”. Zelo com entendimento significa saber primeiramente qual é a vontade de Deus para nós, e a seguir nos submetermos a ela.
No caso dos judeus, Paulo ensina que eles tinham zelo, porém sem entendimento. O zelo que tinham vinha de suas próprias convicções sobre o que deveriam fazer para agradar a Deus. Dessa maneira, elas acabavam tentando estabelecer a justiça própria em detrimento da justiça que vem de Deus. Isso causa um problema insolúvel, por algumas razões: 1) A justiça de Deus é infinitamente maior que a justiça humana. 2) Por maior zelo que o homem tenha, Deus não irá diminuir a qualidade de sua jsutiça para adaptá-la às possibilidades humanas. 3) Mesmo que que o ser humano tente cumprir o padrão correto de justiça instituído por Deus, ele não tem possibilidade de faze-lo por si mesmo.
Porisso, a maneira de cumprirmos a justiça de Deus, é a submissão ao plano Divino de prática da justiça. Segundo o texto, esse plano começa no próprio Deus. Ele enviou Seu Filho Jesus, depois anunciou a obra que ele realizou em nosso favor, para que nós possamos receber pela fé a oferta de Deus em nosso favor.
Paulo descreve o processo da seguinte maneira: “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Rom 10: 8 a 13.

Pr. Joao Carlos

Nenhum comentário: