sexta-feira, 4 de junho de 2010

A LIBERDADE EM CRISTO, Gal 5:1

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão, Gal 5:1”. Esse conselho foi dado por Paulo aos cristãos da Galácia, pois eles estavam começando a andar em um caminho diferente daquele que ele havia ensinado. Que caminho era esse? Gálatas 3:3 nos informa o problema: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? O problema era querer viver a vida cristã pela carne. O que isso significa? Primeiro temos que entender o significa carne nesse texto. Existem 3 significados básicos para a palavra carne no Novo Testamento: 1) Carne significando a composição do corpo humano, I Cor 15:50; 2) Carne significando a natureza pecaminosa recebida por Adão quando pecou, e trasnmitida a nós por nascimento natural, Rom 6:6; 3) Carne significando nossa alma, nossa vida psicológica(razão, vontade e emoções), Gál 3:3, Mateus 16:24 a 26.
A verdadeira liberdade em Cristo sòmente pode ser vivenciada quando vivemos como diz Galatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Isso significa que, que acordo com o texto de Mateus acima, temos que submeter a nossa alma à cruz diariamente e andar dirigidos pelo Espírito. Andar dirigido pelo Espírito Santo, significa viver o fruto que Ele produz em nós, como está escrito em Gálatas 5:22 a 25: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Pastor Joao Carlos Rocha

A Fé que é dos Eleitos de Deus. Tito 1:1

Muitas vezes não conseguimos nos mover na fé de maneira que gostariamos, não conseguimos romper as barreiras que nos impedem de atingirmos o salvos que Deus tem para nós. Quase sempre isso está relacionado com as idéias erradas que temos sobre fé. Pensamos que a fé é algo que começa em nós, que é algo meramente humano e que tudo depende sòmente de nós. Aqui vào algumas coisas que ajudarão voce a alcançar os alvos: 1) Como podemos obter essa fé? A0 Romanos 12:3 nos diz “ Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”A fé é algo que não está e nós, ela é repartida ou dada a nós por Deus. b) O Versículo de Tito 1:1 nos diz que a fé é dos eleitos e, segundo Judas 1:3, essa fé “…uma vez por todas foi entregue aos santos. c) E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Conclusào: Deus reparte a fé a todos os seres humanos, mas sòmente alguns recebem essa fé que é entregue, essas pessoas recebem, se tornan “santos de Deus”, “eleitos de Deus”.

2) Como podemos aumentar a fé? a) “… crescendo a vossa fé seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, 1 cor 2:15” Voce cesce sua fé reconhecendo a ação dos homens de Deus. b) “… conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 1 tim 3:9” Consciencia limpa faz fé crescer. c) “… alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido, 1 tim 4:6”. A Palavra de Deus aumenta nossa fé. d) “…para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo, Filipenses 1:6”. Nossa fé cresce através da comunhão uns com os outros. e) A fé cresce através das provações: “…sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverance, Tiago 1:3”.

3) Quais os resultados da fé? a) “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”. Heb 10:39. b) Pela fé podemos abençoar as gerações futures, Hebreus 11:20,21. c) “… E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe- perdoado, tiago 5:15”. d) “obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma, Tiago 1:9”. e) Pela fé podemos ter vida vitoriosa: “ …porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé, I Joao 5:4”.

Muitas coisas ainda a biblia ensina que são resulados de uma vida de fé, essa expostas acima são exemplos.
Pr. Joao Carlos