sexta-feira, 4 de junho de 2010

A LIBERDADE EM CRISTO, Gal 5:1

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão, Gal 5:1”. Esse conselho foi dado por Paulo aos cristãos da Galácia, pois eles estavam começando a andar em um caminho diferente daquele que ele havia ensinado. Que caminho era esse? Gálatas 3:3 nos informa o problema: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? O problema era querer viver a vida cristã pela carne. O que isso significa? Primeiro temos que entender o significa carne nesse texto. Existem 3 significados básicos para a palavra carne no Novo Testamento: 1) Carne significando a composição do corpo humano, I Cor 15:50; 2) Carne significando a natureza pecaminosa recebida por Adão quando pecou, e trasnmitida a nós por nascimento natural, Rom 6:6; 3) Carne significando nossa alma, nossa vida psicológica(razão, vontade e emoções), Gál 3:3, Mateus 16:24 a 26.
A verdadeira liberdade em Cristo sòmente pode ser vivenciada quando vivemos como diz Galatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Isso significa que, que acordo com o texto de Mateus acima, temos que submeter a nossa alma à cruz diariamente e andar dirigidos pelo Espírito. Andar dirigido pelo Espírito Santo, significa viver o fruto que Ele produz em nós, como está escrito em Gálatas 5:22 a 25: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Pastor Joao Carlos Rocha

Nenhum comentário: