sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Educacao Crista

A Educacao que e Crista
A educacao crista deve ser sedimentada numa visao de mundo crista, a maneira pela qual alguem interpreta o mundo e interage nele de maneira crista. Essa visao de mundo foi explicitamente personificada na pessoa de Jesus Cristo e demonstrada atraves de sua obra. Por isso, a pessoa de Jesus e sua obra se constituem na pedra de toque para o educador, para o educando, e tambem para o processo educacional. Os evangelhos sao o compendio da filosofia educacional de Jesus. Como exemplo examinaremos a historia da primeira multiplicacao dos paes, conforme descrita no evangelho de Sao Joao,Capitulo 6: 1 a 13; 26 a 34, a qual demonstra alguns aspectos dessa filosofia.

Leia o texto e evisualize o desenrolar dos acontecimentos descritos no texto: primeiro, temos a descricao do cenario do evento nos versiculos 1 a 3; a seguir, o evangelho registra nos versiculos 4 e 5 a fonte da inspiracao e a decisao do assunto sobre o qual Jesus iria ensinar; depois, segue-se nos versiculos 6 a 9 a explicacao sobre a intencao de Jesus e a impossibilidade descrita pelos discipulos; o texto continua nos versiculos 10 a 13 descrevendo o processo da multiplicacao dos paes e o cuidado com o produto final; finalmente, nos versiculos 26 ao 35 temos o discurso feito em relacao ao evento da multiplicacao .

E muito interessante a metodologia educacional de Jesus. Primeiro, Ele compoe sua licao usando elementos que o rodeiam: uma multidao de seguidores motivados pelos milagres que haviam visto, discipulos que foram especificamente por Ele chamados para o seguirem, uma necessidade humana basica...fome. Segundo, ele encontra sua inspiracao educacional em um evento socio-religioso marcante para seus alunos---pascoa. Terceiro, a reflexao sobre o problema---onde compraremos pao? deve ser seguida da acao---mandem o povo sentar-se e lhes deem de comer. Quarto, o mestre e um modelo---eu digo, eu faco, facam voces o que viram. Quinto, o conteudo de sua licao e duplo: resolve um problema---fome, e ensina um principio espiritual---oracao acompanhada de acao(fe) funciona.

Ai estao algumas implicacoes da filosofia de Jesus, que descobrimos atraves da analise do texto:

- O ensino e centrado no estudante.
- Professor e o facilitador do processo de aprendizado.
- O Processo da educacao e experimental.
- A educacao, alem de transmitir conteudo, deve desenvolver o poder e a sensibilidade da mente do estudante.
- A educacao deve promover visoes alternativas do mundo e fortalecer a vontade do estudante para explora-lo. (Jerome S. Bruner)
- A Educacao nao deve ser bancaria, mas conscientizadora. (Paulo Freire)
- O uso de uma interpretacao previa, para construir uma nova ou revisada interpretacao do significado das experiencias pessoais, para assim guiar uma acao futura. (Jack Mezirow)
- Educacao deve instigar, nos(as) alunos(as), atitudes e habitos que conduzam ao desenvolvimento de suas capacidades de resolver problemas. (John Dewey)

Joao Carlos Nunes da Rocha, PhD

6 comentários:

Unknown disse...

Sou Rubens de Foz do Iguaçu. Muito que sei aprendí com você Pr. João, devo muito a tua vida e teu ministério. É um grande prazer te encontrar por aqui. Atualmente estou na Batista Renovada de Foz e na Missão Semear. Deus te abençoe!

Anônimo disse...

O blog tá show pai... Gostei do conteúdo do primeiro post. O meu tá no http://www.carregandoacruz.com/blog/blog.html


abraço

Andréia disse...

Oi pastor João!!
Que bom saber um pouquinho de vcs aí... eu sou a Andréia.. irmã da Bel (hj pastora Bel..rsrs).. então, tenho saudades do tempo que o senhor estava conosco aqui, no Brasil. Mas é bom demais ver Deus agindo através da sua vida em outras terras. Eu não moro mais em Foz, agora estou no interior de SP. Um beijão pra Nice.. que o Senhor continue abençoando-os GRANDEMENTE!!!

Unknown disse...

Olá Pastor, a paz, tudo bom?
Tenho uma grande dúvida sobre um tema da Palavra de Deus, que é a Salvação!
Eu sou membro de uma igreja à 4 anos, e amo minha igreja, mas ultimamente, o nosso Pastor veio pregar uma tal de Visão dos Vencedores, que em outras palavras, quer dizer que o Crente não perde a sua salvação de maneira nenhuma. Uma vez confessado que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador, a pessoa pode viver uma vida de pecado, que ainda sim, ele continua salvo, porque (esse é o crente derrotado, palavras do meu pastor) a salvação não é por obras, é pela fé. Ele chegou a dizer que, por exemplo: Uma pessoa que, a anos, anda em santidade, ama a Deus de todo o coração (crente vencedor), se amanhã ela se desviar e voltar as práticas antigas, vivendo tudo que o mundo oferece (passou a ser um crente derrotado), ela ainda sim continua sendo salva, e vai para o céu. Diz que lá no céu, vai ter um lugar para o crente derrotado e o crente vencedor. O lugar para onde o crente derrotado vai, será um lugar no céu, mas um lugar de choro e ranger de dentes, onde esse crente vai aprender a ser vencedor, coisa que ele não fez quando esteve na terra, mas, ou seja, ele tá livre do inferno. Entre outras palavras, existe o céu para os vencedores, o céu para os derrotados e o inferno para aqueles que não creram em Jesus! Meu Pastor chega a dizer ainda que nem o suicídio (pecado é pecado, não existe pecadão e pecadinho, ou seja suicídio é um pecado como a mentira) pode tirar a salvação da pessoa, se um dia da vida dela, ela confessou ao Senhor Jesus!
Pastor, pelo amor de Deus, existe isso mesmo? Isso tá na bíblia ou é heresia? Eu nunca vi isso na minha vida! Na minha bíblia nunca achei tais palavras! Ele diz que uma vez sendo Filho de Deus, eternamente será, porque não perdemos a filiação!
Pastor me ajuda, me responda a essas perguntas, por favor!
Desde já muito obrigado, um abraço!

kely marques disse...

Pastor João Carlos os dias em que ministrou na igreja Brasa Viva em Dourados MS, foram de grande edificação para minha vida!
Amei conhecer um servo de Deus tão cheio do Espírito Santo!
Deus abençoe,
paz
kely marques

Anônimo disse...

Pr joão, estou te conhecendo agora, mas fico fascinada com seus ensinamentos, é raro encontrar tamanha serenidade. tenho lido todos os seus textos. obrigada. MARIA HELENA





22/04/2010 Goianésia- Goiás