segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Estou Muito Ocupado

BUSY, BUSY... ESTOU MUITO OCUPADO! Mat 22:1a14


Nesta parábola, Jesus conta sobre um rei que celebrou o casamento de seu filho e enviou seus servos para chamar os convidados. Jesus ensina que o reino dos céus é semelhante ao que acontece nessa parábola. Os servos saíram chamando os convidados mas eles não quiseram vir. Mesmo ouvindo que o rei já tinha preparado tudo, o banquete estava pronto, o churrasco tinha sido assado e a festa ja iria começar, só faltava os convidados chegarem. Apesar da importancia da festa, era o casamento de um príncipe, os convidados não quiseram vir. No conceito deles, tinham coisas mais importantes para fazer, os que eram agricultores ou pecuaristas foram para seus campos, os que eram comerciantes foram cuidar de seus negócios. O texto não diz exatamente o que aconteceu, mas pode ser que os servos ficaram preocupados porque não haveria gente no banquete e começaram a insistir demais com os convidados, porisso alguns convidados maltrataram os servos chegando mesmo a matá-los. O rei então ouve o que aconteceu, fica extremamente irado e envia seu exercito, extermina aqueles convidados e incendeia suas cidades. Então o rei afirma: aqueles convidados não eram dignos, vão pelas encruzilhadas e caminhos e convidem pessoas que não eram parte da minha lista de convidados. Então a sala do banquete real fica repleta de gente.
Ao lermos esta parabola pensamos: bem feito para aqueles primeiros convidados, onde ja se viu rejeitar o convite para uma festa tão importante e ir cuidar de seus campos e seus negócios? Deveriam realmente morrer. Porém, segundo Jesus, essa parábola fala de nosso relacionamento com o reino dos céus. Nós somos os convidados, o do filho do rei que está casando é Jesus e a festa das bodas é nosso relacionamento com Jesus. Deus, o Pai, preparou o banquete, isto é, fez tudo o que deveria ser feito de sua parte para que entrássemos na festa do reino dos céus e mandou nos convidar. O problema é que estamos muito ocupados e consideramos perda de tempo participar do banquete de Deus. O banquete são nossos encontros festivos com Deus e seu povo. Por exemplo, não podemos ir no encontro festivo das reuniões de oração porque temos que cuidar de nossos negócios, temos que dormir cedo porque no dia seguinte trabalhamos para nossos próprios interesses. Não podemos ir nos grupos de discipulado durante a semana porque temos outras prioridades, essa festa não é tão importante prá nós. Não podemos colaborar nas coisas da igreja porque demanda tempo e estamos muito ocupados, não vamos para o culto porque a igreja fica muito longe de nossa casa, porém andamos centenas de milhas para fazer nosso próprios negócios. E se o pastor insistir demais, saímos da igreja e começamos a maltratá-lo falando mal dele.
Amados irmãos, estamos correndo grande risco, o rei também pode ficar furioso e mandar seu exercito exterminar nossas coisas e convidar outros em nosso lugar. Pense nisso: quais são as minhas prioridades? Qunato tempo estou reservando para o banquete do rei? Qual é a minha resposta quando o rei me convida para seu banquete?

Pastor Joao Carlos Rocha

Nenhum comentário: