sexta-feira, 5 de junho de 2009

NÃO DE LUGAR AO INIMIGO

A história do Rei de Israel chamado Ezequias descrita no livro de Juízes capítulo 18 a 20 nos alerta para a importância de rompermos todos os laços com o inimigo. Ele foi um rei ousado em sua confiança no Senhor, a tal ponto de que a Bíblia faz o seguinte relato sobre sua pessoa: “Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele” 18:5. Com tal confiança, poderíamos esperar que sua vida fosse de completa vitória. Entretanto, o registro bíblico nos mostra derrotas em seus confrontos com o inimigo. Como alguém que confia tanto no Senhor pode ser derrotado? A razão é que Ezequias “deu lugar” ao inimigo em sua vida.
Nos versículos 1 a 7 do capítulo 18 temos o relato de seus sucessos e de como ele se rebelou contra a Assíria e livrou-se da servidão. Entretanto, quando o rei da Assíria toma algumas cidades fortificadas de Judá, Ezequias faz uma “confissão de arrependimento” perante o inimigo e voluntariamente se submete ao seu dominio, comprometendo não sòmente seus tesouros, mas também os tesouros da Casa do Senhor. Depois disso fez a grande descoberta, de que o inimigo é insaciável, ele quer sempre mais 18:17a35. Quando ele percebe isso, clama ao Senhor, e Deus, através do profeta Isaías, dá a ele uma palavra de vitória e de juízo sobre o inimigo, 19:1a37.
O capítulo 20 nos registra que Ezequias contraiu uma diença mortal e foi curado. Por esse motivo, o rei da Babilonia enviou embaixadores para se congratularem com ele. Ele acabou monstrando todas as coisas que lhe pertenciam ao Babilonios, e porisso o profeta deu-lhe uma palavra dizendo que devido a esse estabelecimento de laços com o inimigo, a Babilonia viria e tomaria todas as coisas que haviam visto, e ainda levariam seu filhos como escravos. Veja entao o desenvolvimento da história de Ezequias: 1- rompeu com a servidão ao inimigo, colocou-se debaixo da servidão por decisão própria, rompeu com a servidão e novamente colocou-se na servidão. Triste história, e tudo devido ao fato de que não rompeu completamente seus laços com o inimigo. Ele poderia ter sido completamente vitorioso, entretanto perdeu essa oportunidade. Como está a tua vida pessoal? Existe algum comprometimento com o inimigo que voce deva romper?

Pr. Joao Carlos

2 comentários:

Danilo disse...

Ola irmão João Carlos!
Vi seu link no blog do amigo Renato Vargens e vim conhecer!

Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo


http://genizah-virtual.blogspot.com/

Anônimo disse...

entao pr joaoa ,como podemos ver o perdao de Deus nessa historia.como nos podemos ver essa diferenca de estar perdoado,e em pecado ,e andar com Deus como davi segundo coracao de Deus ,como entendemos isso ?valeu pr muito bom seu blog um abraco ..