terça-feira, 19 de outubro de 2010

EU SOU A VIDEIRA, VÓS, OS RAMOS – JOAO 15:5

O capítulo 15 do evangelho de João fala de nossa identidade, quem somos em Cristo. Fala também do que acontece como resultado do que somos. O texto ensina que, aquilo que somos é demonstrado pelos resultados visíveis em nossa vida. Preste atenção na figura de linguagem usada por Jesus: ele é a videira verdadeira e nós somos os ramos dessa videira. Isso tem algumas implicações que o texto discute: 1) Toda videira necessita de um agricultor, o Pai é o agricultor. 2) O agricultor cuida da videira para que ela atinga os objetivos da sua existencia, que é a produção dos frutos. Assim sendo, ele corta os galhos infrutíferos, para que os que produzem fruto tenham ainda mais força. 3) O resultado de muitos frutos é a glória do agricultor, o Pai.
O que isso significa para nós? 1) Não somos um fim em nós mesmos, nem existimos para a nossa prórpia glória. Isso significa quer estamos neste mundo com o propósito de glorifica o Pai através dos frutos que produzimos. Que frutos são esses? Podemos dividir os frutos em dois grupos: primeiro os frutos do Espírito, que são na verdade expressão do caráter de Deus em nós. O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
mansidão, domínio próprio. Essa lista está em Gálatas 5:22,23. O fruto do Espírito é a expressão de uma vida espiritual saudável. O Segundo tipo de fruto é o fruto em si mesmo, no caso da parreira, a uva. Esse fruto é aquele pelo qual a espécie é continuada. É exatamente desse fruto que o capítulo no qual estamos meditando se refere. Isso significa que nossos frutos são outras pessoas que devemos levar a Jesus. Se estamos em Jesus, vamos produzir a vida dele em outras pessoas.
Quais são algumas conclusões do assunto acima? 1) Existimos para a glória de Deus, e sua glória consiste em que ganhemos pessoas para ele. Somos um galho frutífero se fizermos isso. Quando o agricultor nos encontra fazendo isso, ele limpa para que possamos produzir mais fruto. Se estivermos infrutíferos, ele corta e lan;ca no fogo. Note que o agricultor é o prórpio Deus, é Ele quem limpa ou corta fora. Porisso: CUIDADO! SUA VIDA PODE ESTAR EM RISCO!
Pastor Joao Carlos

Nenhum comentário: