sábado, 22 de janeiro de 2011

Andai como filhos da luz. Efésios 5:8

Essa é uma advertencia que nos deu o apóstolo Paulo, partindo do princípio que devemos fazer as coisas de acordo com aquilo que somos. Entretanto, muitas vezes estamos ainda aprendendo como viver a vida cristã, somos como crianças. Muito do que fazemos, aprendemos quando crianças, imitando aquilo que vimos sendo feito.É porisso que Paulo nos encoraja a sermos “...imitadores de Deus, como filhos amados”. Para andarmos como filhos da luz, teremos que fazer algumas coisas e deixarmos de fazer outras coisas. Nesse artigo vamos nos facalizar nas coisas positivas, isto é, as que devemos fazer.
A primeira coisa que devemos fazer é “... andar em amor” Ef. 5:2. E segundo o restante do versículo, amor significa entrega sacrificial de nós mesmos a Deus. Depois devemos andar com “ações de graças”, Ef.5:4. Devemos também andar “provando sempre o que é agradável ao Senhor”Ef. 5:10. Devemos “como sábios”, Ef. 5:15, e remir o tempo porque os dias são maus. Também devemos “procurai compreender qual a vontade do Senhor” Ef. 5:17, e “encher-nos do Espírito” Ef. 5:18. A maneira de enchernos do Espírito está descrita nos versos 19,20,21 do capítulo 5 de Efésios: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.
Finalmente, Paulo descreve quais são os frutos produzidos quando andamos como filhos da luz: “ ... porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade” Ef. 5:9. Claro que esses frutos são a expressão do caráter de Jesus, parte essencial do Seu ser. Como ele é a luz e nós somos filhos da luza, eles também devem ser vistos em nós. Esses frutos devem ser a coisa mais visível, manifesta, em nossa vidas, porque, segundo Paulo “porque tudo que se manifesta é luz”. Ef 5:13
Pr Joao Carlos Rocha

Um comentário:

juliosr@hotmail.com disse...

Como ele é a luz e nós somos filhos da luza, eles também devem ser vistos em nós. Filhos da LUZA significa: filhos da portuguesa? (time de futebol de sao paulo). O lance de andar e complicado, tipo, falar, ensinar, pregar, etc, sobre a luz e facil ate pra mim: ILUMINAR E COMPLICADO! Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Fui abencoado por este post.