terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A HORA DA DECISÃO


DECIDINDO SOBRE NOSSO DESTINO - Pr. Joao
Rute Capítulo 01

Introdução: A história de Rute e Orfa nos mostram que Deus nos busca independentemente de quem somos ou onde estamos. Ele usa das circumstâncias mais diversas para fazer com que o conhecimento e a possibilidade de um encontro pessoal com Ele aconteça. Isto é: o reino de Deus nos alcança pela graça. Essa é a primeira parte necessária pa entrarmos em nosso destino. Porém, permanecer e desfrutar ou não de nosso destino no reino, depende da nossa decisão.

I – O Reino de Deus se expande e nos inclui 1:1 a 5
    a – A fome provoca a expansão do reino de Deus, v.1
    b – A morte atinge a família pela primeira vez, v.3
    c -  Os filhos casam com Moabitas, v.4
    d – A morte novamente atinge a família, v.5

II – O Reino de Deus se retrai e quer nos levar junto, 1: 6 a 10
    a – Hora de voltar, há alimento na sua terra, v.6
    b – Voltando junto no Reino, v.7
    c – O reino se torna “exclusivo” (excluir... Volte), v.8
    e – A decisão precisa ser consciente e não por circunstâncias, v. 9
    f – A decisão de Orfa parece ser a mesma da Rute, v.10

III – O teste da decisão, 1: 11 a 14
    a – A forte propaganda contrária:
         a.1 – A lei em Israel: precisaria um filho de Noemi para casar, v.11
               - Só poderia casar com um filho meu: não há esperança, v.12,13
         a.2 – O Senhor descarregou Sua mão em mim, v.13
    b – Orfa se despede, Rute se apega, v.14

IV – As características da verdadeira decisão, 1: 15 a 22
    a – Só choro não adianta, tem que abandonar seu deus e seu povo, v.15
    b – Não me instes para que te deixe, v.16
    c – Onde fores, irei, onde pousares, pousarei, teu povo é meu povo teu Deus
          é meu Deus, onde morreres eu morro,  ‘so a morte nos separa, v.16,17 
    d – A decisão é verdadeira, passou no teste, v. 18
    e – A chegada delas causa comoção no reino de Israel, v.19
    f – Não sou Noemi, sou Mara, v.20, 21
    g – A chegada se dá na época da colheita, v. 22

PERGUNTAS PARA MEDITAÇÃO:
1 – Estamos no tempo de retração do Reino de Deus. Quais são as
      2 maiores coisa que tenho que abandonar?
2 – Quais estão sendo os empecilhos para que eu abandone essa coisas?
3 – 2 coisas práticas que vou fazer para vencer os dois empecilhos.

Nenhum comentário: