terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como Facilitar o Grupo de Discipulado


FUNCIONAMENTO DO GRUPO

1)     Procurar começar no horário.
2)     O grupo não deve demorar mais que uma hora.... o tempo depois é livre...
Primeiros 15 máximo 20 minutos
3)      Começar com oportunidade para testemunho das bençãos do estudo anterior, se algume tiver.
4)     Começar sempre com oração
5)     Dois ou tres louvores.
6)     Leitura participativa do Texto
7)     Leitura do esboço (sem pregação), somente ler e ressaltar o versículo de cada ponto. Sem comentários.
O restante do tempo será gasto com as perguntas
8)     Uma pergunta de cada vez respondida por todos os membros do grupo
9)     Todos devem ser estimulados, mas não forçados a participarem.
10)  Terminar sempre com oração. Pode ser de dois em dois orando pelas respostas dadas as 3 perguntas
11)   Se alguém precisar de uma oração ou assistencia mais pessoal o facilitador deve fazer isso.
12)  O facilitador não deve tentar aconselhar ninguém no grupo. Se sentir que isso é necessário, pode ligar e dar uma palavra durante a semana, individualmente.

O PAPEL DO FACILITADOR
1)     O facilitador deve promover a confiança deixando claro e pedindo que o que acontecer no grupo não pode ser comentado com outras pessoas extranhas ao grupo.
2)     O facilitador deve tomar o cuidado de não falar muito... em hipótese alguma deve pregar a mensagem do esboço no grupo. O facilitador deve lembrar-se de que o grupo não é um grupo de estudo bíblico. O grupo é um grupo de aplicação de uma mensagem. A leitura e a repetição do esboço é para ajudar a lembrar e para colocar os visitantes em contacto com o assunto que será trabalhado nas vidas naquela reunião.
3)     O ponto forte do grupo são as respostas às perguntas. As respostas não devem ser gerais, mas específicas. O facilitador deve intervir e ajudar a pessoa a dar uma resposta específica quando for o caso. Se não for assim, a aplicação da mensagem ficará comprometida. O objetivo é a prática da Palavra.
4)     O facilitador deve se preparar espiritualmente, meditando no texto e orando especificamente durante a semana por cada uma das pessoas do grupo.
5)     O facilitador deve ter um papel e caneta para anotar a resposta de cada pessoa. Esse será o motivo de oração durante a semana.
6)     O facilitador deve sempre manter contato durante a semana com os membros do grupo e orar especificamente com eles pelas coisa levantadas nas 3 perguntas.
7)     Quando houver algum caso no grupo que precise de ajuda, algo mais difícil, o facilitador deve conversar com a pessoa e perguntar se ele pode marcar com um dos pastores ou conselheiros uma entrevista para tratar mais efetivamente do caso.
8)     As reuniões do grupo podem ser feitas em rotatividade nas casas, mas a experiencia mostra que quando uma pessoa falta a uma reuniao, tende a nao vir nas próximas, principalmente se é um visitante. Porisso se alguém resolver pagar o preço e fazer sempre em sua casa, é melhor.
9)     Se houverem crianças vindo para o grupo, o facilitador deve pensar nelas... levar sempre algum video apropriado ou mesmo arrumar uma maneira de alguém fazer um grupo com elas. Para isso pode pedir ajuda para as professoras  das crianças na igreja.
10)  Nada de muita comida ou  lanches caros... somente em casos especiais de aniversários etc...

Nenhum comentário: