terça-feira, 15 de novembro de 2022

PRINCÍPIOS PARA A SOLUÇÃO DOS MEUS PROBLEMAS INTERIORES

                                    PRINCÍPIOS PARA A SOLUÇÃO DOS

MEUS PROBLEMAS INTERIORES

Lucas 15:11 a 32

 

Introdução: Os problemas podem estar em nós ou fora de nós, muitas vezes                              estão em nós. A sabedoria consiste em saber onde está o                                          problema, se em nós ou fora de nós. Porém, a solução quando                                depende de nós, estará sempre em nós. Tentar resolver um                                      problema que está em nós com soluções fora de nós, só nos                                    levará a maiores problemas. Um grande exemplo bíblico desse                                fato  é o ensino da parábola do filho pródigo.

 

I – PROBLEMAS INTERIORES NÃO SE RESOLVEM

     EXTERIORMENTE, Luc 15:12

      Analisando o problema exemplo do filho pródigo

   a – Discernindo a fonte do meu problema

      a.1 Meu problema tem bases exteriores sólidas?     

      a.2 Meu problema vem da falta de consciência da minha situação?

      a.3 Meu problema vem de um desejo fútil?

   b – Dando uma solução para o problema

      b.1 Qual os princípios básicos da minha solução?

      b.2 Quais os possíveis resultados que terei?

 

II – O ÚNICO CAMINHO DE VOLTA: CAINDO EM SI, Luc 15:17

    a – Muitas vezes a descoberta da origem do problema tem

          conseqüências amargas.

     a.1 Nossa decisão traz desonra, v.12

     a.2 Nossa decisão nos aparta da fonte de nossa benção, v.13a

     a.3 Nossa decisão nos coloca num estilo de vida destruição, 13b

     a.4 Leva a instituição de um senhor malvado sobre sua vida, v. 14 a 16

    b – A única solução se chama conversão

     b.1 É admitir que o problema está em mim, v.17a

     b.2 Reconhecer que fui eu quem deixou a benção, v.17b

            Esse dois itens se chamam convicção de pecado.

      b.3 Levantar-me-ei, e irei...e direi...arrependimento, v.18,19

      b.4 Levantando-se, foi para seu pai, isso é fé v.20

 

III – O RECEBIMENTO PELO PAI, V. 20 A 24

      a – O Pai só recebe quando o filho volta, não vai atrás, v.20a

        a.1 A conversão desperta a compaixão do Pai, v.20b

        a.2 Mas é a confissão genuína que libera a festa, v. 21 a 23

 

Conclusão: Resolver um problema interior e reviver uma área que estava

                    morta, é achar uma parte da gente que estava perdida, porque

                    os problemas interiores tem o poder de terminar  nossa vida, v.24

 

PERGUNTAS

1 – O quanto vivo dominado por meus problemas interiores?

2 – Quão determinado estou para ver quem realmente sou?

Nenhum comentário: