domingo, 2 de novembro de 2008

O Líder Servo

COMPREENDEIS O QUE VOS FIZ? João 13:1ª17

Jesus, depois de ter lavado os pés dos discípulos, perguntou a eles: Compreendeis o que vos fiz? Nesse texto, Jesus ensina que se não deixarmos que ELE lave nossos pés, não temos parte com ele Jo:13:8. Termos nossos pés lavados é muito bom, o problema é que, segundo Jesus, Ele nos deu o exemplo para que lavemos os pés uns dos outros, Jo 13:15. Se Jesus é quem nos limpa, nós também devemos ser como Ele, instrumentos para limpar os outros. A posição de servo não é apreciada, porisso Pedro disse que não deixaria Jesus lavar seus pés.
A lição é realmente simples: se Jesus que é Senhor e Mestre lavou os pés dos outros, devemos fazer o mesmo. Porém a observação que Jesus fez no versículo 17 “Ora, se sabeis esta coisas, bem aventurado sois se as praticardes” revela um perigo no qual frequentemente nos encontramos: sabermos as coisas e não fazermos nada. Quando sabemos e não fazemos, ficamos em estado pior do que quando somos desconhecedores da verdade... o conhecimento traz tanto libertação como juizo. A libertação exige uma fé atuante, pois fé sem obras é morta. O escritor da carta aos Hebreus explica a razão: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vezz renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão curcificando o Filho de Deus e expondo-o a vergonha. Heb 6: 4 a 6.
Olha a conclusão que o próprio Jesus nos dá: “Em verdade em verdade vos digo que o servo não é maior que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Temos que pararmos de tentar ser maiores que Deus, comecemos a servir os irmãos como fez nosso mestre.

Pr Joao Carlos.

Nenhum comentário: