segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O LÍDER VITORIOSO - CAPÍTULO 1: PREPARATIVOS PARA O INÍCIO DA OBRA

4 - Se existe uma possibilidade de reconstrução, ela está em Deus
Não podemos amar com o amor de Deus e querermos fazer alguma coisa sem que Ele seja o principal personagem, de onde irá fluir todas as coisas necessárias para o sucesso do empreendimento. Parece algo óbvio, porém a experiencia dos cristãos em começar em Deus e depois tentar prosseguir sem Ele, demonstra não ser tão óbvio assim. Paulo enfrentou esse problema com os cristãos da Galácia, e com certeza o problema ainda persiste em nosso meio hoje em dia. Ele disse aos Gálatas: “eu fico admirado que voces estejam mudando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gal 1:6). A admiração de Paulo era porque parecia óbvio começar em Cristo e continuar nEle, mas descobriu que não era tão óbvio assim. Ele faz a grande pergunta aos Gálatas: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gal 3:3). Neemias não sòmente demonstra que ninguém pode colocar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus (I Cor3:11), mas que também que a obra que alguém edifica sobre o fundamento será provada pelo fogo e se tornará manifesta (I Cor 3:12,13). Ele passou nesse teste, sua obra de reconstrução obteve “o alvará de licença de funcionamento” da parte de Deus, ele terminou a obra, ela foi duradoura e Deus aprovou mandando um avivamento sobre seu povo . Quais foram os princípios que tornaram Neemias vitorioso perante Deus? O que ele fez que liberou a benção e a direção de Deus sobre seu desejo de promover mudanças na situação?
A primeira coisa que aprendemos é que ele se identificou com Deus e com seu povo emocional e espiritualmente em relação ao problema. Aconteceu com ele o que chamamos de “empatia”. Por essa razão, ele separou tempo para chorar e derramar seu coração perante Deus. Parece algo simples, porém não é. Neemias, como eu e voce, vivia um ritimo de vida que estava em competição com Deus pelo seu tempo. Existem coisas tais como trabalho, relacionamentos sociais, demandas familiares, descanso e lazer, que tomam nosso tempo. O tempo, principalmente em nossos dias, é uma das mais preciosas comodities, seu uso é o que em grande parte determina nosso sucesso ou fracasso. Ativismo é um dos maiores inimigos da vida cristã.
Tempo é o requisito número um da intimidade, é o tempo gasto em comunhão com Deus durante a qual derramamos nossos corações, que nos torna conhecidos de Deus. Talvez ao ler essa afirmaçõa voce tenha pensado: isso é errado, Deus ja nos conhece muito bem. Porém não estou me referindo ao conhecimento que o Deus soberano tem sobre nós, mas sim aquele conhecimento realacional que mantemos com Deus, o Emanuel, o Deus conosco, através de a comunhão com ele. Me refiro ao conhecimento que advém da minha decisão pessoal de buscá-lo e estar em comunhão com Ele. É a esse conhecimento que Jesus se refiriu quando afirmou que não conhecia aquelas pessoas que tinham que tinham profetizado, expelidos demonios, feito muitos milagres em seu nome. Jesus disse explicitamente a eles: “Nunca vos conheci” (Mat 7:22 e 23). Neeemias fez o que comumente chamamos de “gastar um tempo de qualidade”. O capitulo 1:4 diz que ele primeiramente “se assentou”. Não crei que seria possível para Neemias, um escravo com o serviço de copeiro do rei, parar tudo o que estava fazendo para tirar uns dias exclusivamente para chorar e lamentar. Mas entendo que daquela hora em diante ele tinha uma nova prioridade, algo novo ocupava seu coração: a situação de sua cidade e a posição do coração de Deus em relação a esse problema. A biblia diz que onde está o coração do homem, ai está seu tesouro (Mt 6:21). Depois Neemias 1:4 diz que ele chorou e lamentou. Um coração quebrantado e contrito, Deus não desprezará. Fazendo isso, ela estava “conformando”seu coração ao coração de Deus, pois ele sabia que aquela situação não agradava a Deus. Isso é a preparação para uma oração bem sucedida. Quando pedimos algo que vem de um coração que se posicionou de maneira correta diante de Deus, Ele atenderá nos atenderá. O contrario seria pedir e não receber, porque pediriamos mal.

Nenhum comentário: