segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O LÍDER VITORIOSO - CAPÍTULO 2: PREPARANDO E DESAFIANDO O POVO PARA A OBRA.

8 - Fazendo tudo o que vemos nosso Pai fazer
Ao chegar em Jerusalém, Neemias gastou tres dias examinando as coisas. Diz seu relato, que durante esse tempo ele não falou sobre sua missão a ninguém. Observando a escolta real, é claro que todos sabiam que sua visita era oficial. Imagine iniciar o trabalho de recontrução tão grande em meio a uma situação desesperadora em todos os aspectos. Socialmente a cidade era uma vergonha, os inimigos a consideravam irrecuperável, o povo passava fome, e além do mais eram escravos de Artaxerxes, tinham que pagar tributo a ele. Neemias precisava de algumas coisas chaves antes de divulgar seun intento. A primeira, era um reconhecimento in loco da situação. Ele ja sabia do estado calamitoso das coisas pelas informações que recebera atraves de seu irmao e amigos quando ainda estava na Babilonia. Porém uma visão pessoal iria produzir mais empatia e sensibilidade para com o problema. Quando encaramos pessoalmente um problema, duas coisas podem acontecer: ou desanimamos ou nossa fé aumenta. Um bom exemplo é o caso do problema chamado gigante Golias. Para o exercito de Israel, fraco na fé e com visão miope sobre quem é Deus, foi motivo de desanimo e frustração. Para Davi, íntimo de Deus e homem de fé, quanto maior o tamanho, maior seria a queda. Não havia dúvida em seu coração que aquele gigante era uma blafemia contra Deus e ele era o braço do Senhor para trazer juizo. Assim também Neemias estava se tornando consciente do milagre que Deus faria na reconstrução. A segunda coisa, é que não seria possível alguém se animar com a reconstrução se primeiro não recebesse uma injeção de otimismo. Na verdade, havia duas possibilidades para divulgar a missão: a primeira era simplesmente contar ao povo o que tinha vindo fazer, a segunda era despertar a curiosidade do povo de tal maneira que eles desejassem saber o motivo de sua vinda.
De repente, Neemias quebra o silencio, e lança o desafio da reconstrução: vamos reconstruir os muros de Jerusalém! Um desafio dessa abrangencia necessitava ser expresso de maneira contundente. Como Neemias conseguiu comunicar tão eficientemente sua mensagem? Aqui estao algumas coisas essenciais para que um grande desafio como esse surta efeito positivo: primeiramente ele precisa ecoar de um coração que esteja em sintonia com o povo. Neemias andou em volta do muro durante a noite para sentir diretamente o impacto da realidade em seu coração. Enquanto ele comtemplava o muro, seu coração ia recebendo a mesma carga de paixao e zelo que estava no coração do povo. Empatia brotou em seu coração como um geizer, aquela fonte vulcanica que de repente explode e alcança as altura. Miséria, assolação, destruição e vergonha, eram palavras que remoiam a consciencia do povo a respeito da cidade e seu muro, e que também atingiram o coração de Neemias como flechas certeiras. Quando ele lança o desafio, essas palavras saem de sua boca como um brado de amargura e de rejeição daquela realidade.
Depois que prendeu a atenção de seus ouvintes e incluir-se no problema, Neemias da seu testemunho a respeito de tudo o que tinha acontecido na cidadela de Susã, na Babilonia. Relatando sua experiencia anterior, era como se ele estivesse dizendo: Deus ja está envolvido nesse assunto, isso é coisa do coração Dele tambem e não somente do nosso. E mais: Deus já demonstrou que está no controle da situação de maneira soberana, vejam minha escolta, escutem a leitura da carta que o rei escreveu aos governadores das provincias para que eles me dessem passe livre até aqui, olhem também a ordem do rei para Asafe, o guarda da floresta real, para que tiremos toda a madeira que necessitarmos de sua floresta. Agora já não podemos ficar de braços cruzados lamentando nossa miséria, vamos colocar nossas mãos na obra. Era como se Neemias dissesse: já estamos vendo o que Deus esta fazendo, agora vamos seguir sua iniciativa e cooperar com Ele. Então os ouvintes de Neemias dizem: “Disponhamo-nos e edifiquemos” Ne 2:18. E o texto segue relatando o efeito das palavras de Neemias: “E fortaleceram as mãos para a boa obra”. Isto é, saiu de sobre eles toda baixa estima, toda angústia, e foram invadidos por uma energia nova de fé, esperança, e ousadia. Fizeram aquilo que se diz na linguagem bíblica: “sacudiram de sobre si o jugo”.

Nenhum comentário: