segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

TIPOS DE JEJUM

SOBRE JEJUM

Sete Tipos de Jejum Biblicos

1. O Jejum de Ester – Tres Dias de Jejum
No Livro de Ester, capítulo 4 versículo 16 vemos o jejum de Ester. Ela pediu ao seu povo: para “jejuar por ela; não comam nem bebam por 3 dias, nem de dia nem de noite. Eu e minhas empregadas também jejuaremos”. Ela necessitava do favor do Rei quando comparecesse perante ele. O propósito desses tres dias de jejum era buscar o favor de Deus em tempo de crise. Uma boa razão para jejuar é quando o tempo de crise atinge nossas vidas.

2. O Jejum de Daniel – 21 dias de Jejum
O segundo tipo de jejum se encontra em Daniel 10:2,3: “Nesses dias, eu Daniel, estive lamentando por tres semanas inteiras/ Não comi comida deliciosa, nem carne ou vinho entraram na minha boca, nem ungi a mim mesmo com oleo ate que as tres semanas se passaram”. Esse foi um jejum de vinte e um dias, tres tempos de sete dias, sete é o número na bíblia que representa algo completo. O Jejum de Daniel é um Jejum em que ele comeu somente vegetais, frutas e agua, não comeu nenhum tipo de pão, macarrão ou carne.o Jejum da Daniel foi para receber de Deus a visão para a vida dele, e o entendimento dessa visão. Através de um jejum de 21 dias, Deus também pode dar a voce uma visão de seus planos para tua vida e o entendimento desses planos.

3. O Jejum para auto-exame – um dia de Jejum
Em Levítico 23:27 lemos sobr eo jejum de um dia: “Também no décimo dia deste mes será o dia da expiação. Será uma santa convocação para voces, voces deverão afligir suas almas, e oferecer uma oferta queimada ao Senhor”. O Que significa isso? Em outras palavras, Deus está dizendo: quero que voces separem um dia para jejuarem e me buscarem com o propósito de examinarem a vida espiritual de voces mesmos e se consagrarem a mim. Jeremias 36:6 também explica isso. Nesse Jejum, voce faz perguntas como essas: Deus, como eu estou indo? Senhor, eu te amo do mesmo tante que te amava quando te encontrei? Senhor, tenho me aproximado de ti neste ano ou tenho perdido minha paixao por ti? O Senhor ainda deseja minha adoração? Estou te adorando na intensidade que o Senhor deseja? Como estou vivendo perante meus filhos, minha familia e meus conhecidos? Como tem sido minhas palavras? Como tem sido minhas atitudes?

4. O Jejum antes da Batalha
Outro tipo de jejum esta no livro de Juizes capítulo 20. Deus disse ao seu povo para lutarem contra a tribo de Benjamim porque ela havia se pervertido diante Dele. Eles perguntarem se deveriam ir para a batalha e Deus lhes disse que sim. Entretanto foram derrotados por duas vezes. Entretanto a biblia diz no versículo 26 que eles choraram e jejuaram perante Deus e ofereceram ofertas peacificas perante o Senhor, depois disso derrotaram o inimigo. Esse é o tipo de jejum que traz vitoria contra os inimigos.

5. Jejum para Retirar de sobre nós o Castigo de Deus
Esse tipo e jejum esta em 1Reis 21:27 a 29. É a história do rei Acabe que foi um dos piores reis de Israel. Ele se deixava ser manipulado pela sua mulher Jezabel para fazer grandes abominações seguindo os idolos pagaos. Quando Deus pronunciou o castigo sobre ele através do profeta Elias, ele se humilhou e jejuou perante Deus. Então Deus pronunciou qur o castigo não viria sobre sua familia e sobre eles em seus dias, somente Deus executaria o castigo depois de sua morte. Esse jejum e oração tem o poder de levantar de sobre nós o castigo de Deus quando fazemos algo muito mau perante ele.

6. Jejum para Cura
Isaias 58:6 a 14 estabelece que o jejum e a oração seguidos por um estilo de vida nos padrões de Deus tem o poder de liberaram a cura divina sobre nós. O Texto diz que Deus fará “brotar a nossa cura sem detença” a justiça irá diante de nós, e a glória do Senhor será nossa retaguarda. Nossa alma será farta e até nossos ossos serão fortificados. Esse é um jejum que cura de maneira integral, atinge com bençãos todas as áreas de nossa vida e ainda se extende até nossos filhos, v.12.

7. Jejum para Domínio – Quarenta dias de Jejum
Lucas 4: 1 a 13 nos mostra Jesus jejuando quarenta dias e quarenta noites sem nenhum tipo de comida ou bebida, em um lugar deserto. Esse jejum é para ser feito quando temos que enfrentar a Satanaz e lutar por domínio sobre coisas que foram dadas a nós por Deus, mas que Satanaz roubou. Jesus recuperou o domínio que Satanaz tinha sobre nós e sobre toda a criação. Esse dominio Adão e Eva tinham dado a ele no jardim do Édem quando resolveram obedecer Satanaz e desobedecer Deus, veja versículo 6. Assim também nós podemos jejuar e recuperar o domínio das mãos do diabo sobre aquilo que Deus está nos dando.

Fonte: Jentzen Franklin, Fasting Journal
Editora Charisma House - Tradução e Acréscimos: Pr Joao Carlos Rocha

3 comentários:

Anônimo disse...

gostei dos tipos de jejum , aproveitando perguto tem jejum que podmos comer lgo né, e menos para o da todo?

Anônimo disse...

Muito bom este estudo, conseguimos ter uma idéia do que representa cada um desses jejuns, e para nós que somos cristãos e estamos em constante vida de propósitos com Deus é muito importante saber o sentido, significado e objetivo de cada jejum descrito na Bíblia. Deus abençoe a vida do pastor João.. A paz do Senhor.

rebecca disse...

Muito bom este estudo, conseguimos ter uma idéia do que representa cada um desses jejuns, e para nós que somos cristãos e estamos em constante vida de propósitos com Deus é muito importante saber o sentido, significado e objetivo de cada jejum descrito na Bíblia. Deus abençoe a vida do pastor João.. A paz do Senhor.

14 de maio de 2012 11:59