terça-feira, 7 de julho de 2009

SEU DESTINO: SUA IDENTIDADE E SUA HERANÇA

SEU DESTINO: SUA IDENTIDADE E SUA HERANÇA - PARTE 1

I. Dois reinos, Dois destinos
1 - A primeira coisa que precisamos entender é o significado da palavra destino. Existem bàsicamente duas maneiras de entendermos destino:
a) Determinismo ou fatalismo, que significa que todos os eventos estão programados de tal maneira que irão necessáriamente acontecer, nada poderá impedir que aconteçam. Dentro desses eventos estão o conhecimento e o comportamento humano. No determinismo não há escolha;
b) Eventos pré-ordenados por Deus que se manifestam através das ações da vontade humana. Uma palavra bíblica que define isso é “predestinação”. Predestinação é uma palavra composta: pré (significa antes) e destinação (significando um lugar onde vamos chegar através de eventos que irão acontecer, um destino). Biblicamente, a palavra “predestinação” requer outras palavras associadas com ela, tais como: em Cristo, benção, escolha, chamado, justificação, glorificação, imagem de seu filho, graça, redenção, crer nele, herança, e sangue . Veja essa palavras destacadas ENTRE PARENTESES nos textos abaixo: Rom 8: 29 e 30 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os (predestinou) para serem conformes à (imagem de seu Filho), a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que (predestinou,) a esses também (chamou); e aos que chamou, a esses também (justificou); e aos que justificou, a esses também (glorificou)”. Efésios 1:3 a 14 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais (em Cristo), assim como (nos escolheu, nele), antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos (predestinou) para ele, para a adoção de filhos, (por meio de Jesus Cristo), segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua (graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção), pelo (seu sangue), a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera (em Cristo,) de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, (predestinados) segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão (esperamos em Cristo); em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo (nele também crido), fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa (herança), até ao resgate da sua propriedade, em louvor da (sua glória)”.
c) Porém...Cuidado: existe uma interpretação fatalista da palavra predestinação. Essa interpretação baseia-se em uma leitura equivocada da Palavra de Deus a qual le os textos fora de seu contexto, isoladamente. Exemplo disso é o texto de Romanos 9: 9 a 23 “Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”. Lendo esse texto de maneira parcial fica claro que Deus age de maneira determinista ou fatalista, as pessoas não tem nenhuma oportunidade para o exercício da decisão, da vontade. Porém veja o contexto seguindo Romanos 9:30 a 32 ”Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, …( que é Jesus). A FÉ DEFINE QUE TIPO DE VASO SEREMOS, SE VASO DE HONRA OU DE DESONRA. PORTANTO O TEXTO NÃO APRESENTA UM DEUS FATALISTA.

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