quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


COMO ESTÁ MINHA VIDA ESPIRITUAL – Ap. 3.14-22
            A Igreja em Laodicéia é uma das sete destinatárias das cartas que o apóstolo João escreveu, quando estava preso na Ilha de Patmos (Ap 1.9). É interessante a similaridade da condição espiritual daquela igreja, com o quadro que presenciamos na igreja evangélica na atualidade, vejamos alguns aspectos:
I – Primeiro aspecto: É uma mensagem de reprovação aos Laodicenses (v. 15-16).
a)    Jesus os reprova por sua mornidão espiritual.
a.1) Dá a entender que o crente morno é pior que o pecador sem Cristo (v.15).
a.2) Afirma que o crente morno será vomitado da sua boca (v.16).
b)    Jesus os reprova por serem orgulhosos (não precisam de coisa alguma) (v.17).
c)     Jesus os reprova por estarem iludidos (v.17b).
c.1) Pensam que são ricos, mas vivem uma profunda pobreza espiritual.
c.2) Pensam que têm visão espiritual, mas encontram-se cegos (Mt 15.14).
c.3) Pensam que estão revestidos da graça de Deus, mas estão nus espiritualmente.

II – Segundo aspecto: É uma mensagem de exortação aos Laodicenses (v. 18-19).
a)    Jesus os exorta a buscarem nEle a verdadeira riqueza, que é a espiritual (caráter aprovado, identidade) (v. 18).
b)    Jesus os exorta a buscarem nEle o revestimento da Sua graça (santidade) (v.18).
c)     Jesus os exorta a buscarem nEle visão espiritual para enxergar a Sua glória (v.18).
d)    Jesus os exorta para que se arrependam (v.19).

III – Terceiro aspecto: É uma mensagem de amor à Igreja (v.20-22).
a)    Jesus demonstra seu amor sempre pronto a se relacionar (v.20):
a.1. Eis que estou à porta e bato (Jesus está sempre pronto).
a.2. Se alguém ouvir a minha voz (Estar sensível ao Espírito Santo).
a.3. Entrarei em sua casa (Viver em nós).
a.4. Cearei com ele e ele comigo (intimidade).
b) Jesus demonstra seu amor nos fazendo vencedores (v.21).
c) Jesus demonstra seu amor através do Espírito Santo (v.22).

Conclusão: A Igreja que não busca os interesses do Reino de Deus está fadada ao fracasso, ao esquecimento e a indigência espiritual (pobreza completa).

PERGUNTAS PARA MEDITAÇÃO:
1 – Como estou lidando com a minha vida espiritual.
2 – Duas coisas que me impedem de avançar espiritualmente.
3 – Duas coisas que farei para crescer espiritualmente e ser fervoroso em Cristo.

Nenhum comentário: