quarta-feira, 31 de março de 2010

ABANDONANDO O CÂNTARO

João 4:28,29

“Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo”?! Esse registro precede o encontro de uma mulher pecadora com Jesus. Quando temos encontros significativos, eles tem o poder de mudar as nossas vidas. No caso desse encontro, o fato dela abandonar o cântaro junto ao poço nos diz algumas coisas: Primeiro, mudou suas prioridades. Quem iria buscar água e voltaria sem nada deixando o balde junto ao poço? Nossas prioridades dizem muito sobre nós mesmos. Mostram quais são as coisas realmente importantes para nós, mostram quais são as coisas que nos causam alegria, mostram as coiss pelas quais estamos dispostos a pagar um preço, etc. No caso dessa mulher, Jesus se tornou para ela mais importante do que o cuidado de sua casa (deixou o cantaro no poço), se tornou mais importante do que sua propria vida, porque não teve medo de expor aos outros que Jesus disse que ela ja tinha tido cinco maridos. Ela também abraçou uma nova causa para sua vida: fazer Jesus conhecido.

Segundo, um encontro com Jesus também muda nosso conceito a respeito de nós mesmos. No caso da mulher podemos pensar na mudança de conceito de si mesmo da seguinte maneira: até agora eu fui uma tremenda pecadora, alguém que andou procurando preencher minha vida através de relacionamentos amorosos errados, agora eu quero ser testemunha de Jesus, que deu nova razão para minha vida. Eu fui aceita, agora vou viver para fazer conhecido aquele que me aceitou. Meu passado não me constrange, meu futuro me impulsiona a compartilhar e a viver a nova vida que ganhei de Jesus.

Terceiro, um encontro com Jesus completa nosso ser. Fomos criados por Deus para termos 3 tipos de vida: bios, que é a vida de nosso corpo, psiche, que é a vida de nossa alma, e zoe, que é a vida espiritual, a vida de Deus em nós. Naturalmente vivemos os dois tipos de vida, porém a vida zoe, só recebemos quando temos um encontro transformador com Jesus. Essa mulher agora estava completa, tinha bebido da água da vida, nunca mais teria sede e seria uma fonte a jorrar para a vida eterna. Porisso ela abandonou seu cântaro. Você já abandonou seu cântaro, ou ainda está procurando se completar com coisas que estão fora da vida de Deus?
Pr Joao Carlos

Nenhum comentário: